PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LUPERCIA JEANE SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUPERCIA JEANE SOARES
DATA: 28/06/2022
LOCAL: via remota no Link: https://meet.google.com/mrd-iijx-siw.
TÍTULO: EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ABORDAGEM AO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar a partir da concepção da educação popular
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação Emocional. Emoção. Aprendizagem. Baixo Rendimento Escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente pesquisa busca compreender as emoções dos educandos que apresentam baixo rendimento escolar. Para tanto, analisaram-se perspectivas teóricas e práticas pedagógicas para a abordagem das questões emocionais que permeiam o baixo rendimento escolar durante o processo de escolarização da educação básica nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se identificar aspectos significativos da relação emoção e aprendizagem; reconhecer quais emoções se manifestam nos educandos que apresentam rendimento insatisfatório; situar as concepções de Educação Popular e de Educação Emocional do ponto de vista teórico e pedagógico; problematizar os desafios da Educação Popular e da Educação Emocional como estratégias pedagógicas para abordagem ao baixo rendimento escolar no contexto da escola pública. Esse estudo possui natureza qualitativa, com base na perspectiva da Fenomenologia Hermenêutica no campo da Educação Popular. Os dados empíricos foram produzidos no espaço da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Tempo Integral Augusto dos Anjos, localizada na cidade de João Pessoa; através de entrevistas semiestruturadas com educadoras da Educação Básica que observam o fenômeno do baixo rendimento escolar em seus educandos. A análise dos dados foi embasada pela fenomenologia em que os dados foram sintetizados em unidades de significados e sistematizados em categorias de análise de acordo com os objetivos da pesquisa. Tomou-se como referencial teórico os estudos sobre educação popular de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Danilo Streck, Eduardo Wanderley; a respeito do baixo rendimento escolar e as questões sociais: Miguel Arroyo, Bernard Charlot, Álvaro Marchesi e Eva Maria Pérez; quanto às questões emocionais, conceitos de emoções e suas características: António Damásio, José Maria Martins, Rafael Bisquerra, Juan Casassus, Elisa Gonsalves; sobre os processos de aprendizagem e as motivações para aprender: Humberto Maturana, Francisco Varela, Alexei Leontiev. Na construção da tese, são estudados e problematizados os caminhos entrelaçados da pesquisadora e sua vivência na educação básica, incluindo aspectos de sua trajetória de vida pessoal à atuação como pesquisadora da prática educativa. As relações entre educação popular, educação emocional e as abordagens ao baixo rendimento escolar são analisadas na reflexão crítica sobre as interfaces entre emoção, aprendizagem e baixo rendimento escolar, enfatizando especialmente os aspectos significativos da relação emoção e aprendizagem. Destacou-se, ainda, a dimensão da relação família e escola e seu impacto no baixo rendimento escolar; os comportamentos como indicadores emocionais no contexto da sala de aula; as emoções que se manifestam nos educandos com baixo rendimento escolar em uma escola no contexto popular. Os achados da pesquisa indicam que as emoções dos educandos que apresentam baixo rendimento escolar podem limitar suas capacidades de superação, logo é imprescindível compreender tais emoções para construir estratégias de regulação emocional para o reconhecimento de suas capacidades para o enfrentamento e empoderamento infantil através das perspectivas teóricas da educação popular e da educação emocional construindo uma educação que reconhece o educando da educação básica como sujeito de direitos. Identificaram-se aspectos de limites e fragilidades no conhecimento e na apropriação da educação emocional pelos docentes no contexto escolar, bem como os desafios da educação popular libertadora no enfrentamento ao baixo rendimento escolar e as possibilidades da educação popular e da educação emocional como estratégias pedagógicas para abordagem a essa questão. O diálogo entre educação popular e educação emocional possibilita o desenvolvimento do que caracterizamos como educação popular emocional libertadora, baseada no direito à aprendizagem, no fortalecimento da pessoa humana como sujeito crítico e autônomo.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES