PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DANIEL TAVARES DO NASCIMENTO

DISCENTE: DANIEL TAVARES DO NASCIMENTO
DATA: 02/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-CAMPUS I A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Licenciatura. Matemática. PPC. Universidade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a formação inicial dos professores de Matemática, tendo como lócus a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, se baseando pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O caminho metodológico passa por uma abordagem qualitativa, de caráter documental com métodos de procedimento descritivo. A temática é discutida por documentos que tratam das políticas educacionais e avaliam cursos do ensino superior, como (BRASIL, 1996; BRASIL, 2001; BRASIL, 2002; BRASIL, 2004; BRASIL, 2015; BRASIL, 2015a; BRASIL, 2019). O referencial teórico discute a formação docente, onde nos referenciamos a partir de (GATTI, 2009; GATTI, 2010; GATTI, 2013; GATTI, 2016; GATTI, 2018; GATTI, 2021), Libâneo (2015), (NÓVOA, 2016; NÓVOA, 2019) e abordamos sobre a história e características da formação docente, situações e problemas atuais, o currículo das Licenciaturas, além do conhecimento disciplinar e pedagógico; a importância da teoria na formação docente, além da discussão sobre as DCNs e outros documentos que tratam diretamente sobre a formação de professores de Matemática. Constatou-se que a formação inicial do professor de Matemática na UFPB no Campus I, a partir das propostas trazidas pelo PPC do curso e norteado pelas diretrizes, dificilmente dará conta de formar um docente para trabalhar com a heterogeneidade dos elementos presentes na escola. Estima-se que as inquietações iniciadas e apresentadas nessa pesquisa seja um ponto de partida para mudanças no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus I da UFPB.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA