PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DA NOBREGA CARREIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA DA NOBREGA CARREIRO
DATA: 21/06/2022
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA COM FILÓSOFAS: práticas pedagógicas decoloniais no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Teoria decolonial; Pedagogia decolonial; Ensino de filosofia; Práticas pedagógicas decoloniais; Filósofas.
RESUMO: Esta tese tem como implicações inicias a compreensão de que a História da Filosofia é ainda um campo de conhecimento arraigado em premissas de exclusões. Os espaços de formação inicial e pós-graduação desta área ainda são constituídos por uma discrepante diferença da presença de homens e mulheres e de toda a diversidade que compõe os gêneros. Essas exclusões/ausências estão implicadas diretamente na concepção de História da Filosofia evocada no singular, no masculino e situada desde pressupostos eurocêntricos e ocidentais. O Ensino de Filosofia na Educação Básica, e aqui especificamente no Ensino Médio, encontra-se cruzado por elementos que advém desses espaços de formação inicial mas também da pluralidade de experiências e sujeitos que compõem os processos de ensino-aprendizagem da Filosofia situada no chão da escola. Dessa maneira, desde uma perspectiva Decolonial, alicerçada na crítica aos moldes modernos/coloniais de exclusões e silenciamentos, e da Pedagogia Decolonial como teoria educacional que desmobiliza o projeto moderno de escola, ao tempo em que legitima saberes e culturas, banindo colonialidades de saber dos espaços formativos, propomos caminhos outros para Histórias das Filosofias que incluam as Filósofas como produtoras de conhecimentos filosóficos desde outras premissas, plurais e contracoloniais. Atentamos na potencialidade de pesquisar com/para/desde práticas pedagógicas decoloniais, nos aportando numa abordagem que compreende a Teoria Decolonial como fissura metodológica em pesquisas que propõem o alargamento de perspectivas epistêmicas. Desse modo, assumimos o princípio colaborativo da pesquisa-ação pedagógica como elemento fundante para a constituição dessa pesquisa, que se propõem descolonizadora. Desse modo, a pesquisa-ação pedagógica compõe elementos metodológicos que potencializa o desenvolvimento da pesquisa que se propõem ser elaborada com docente de filosofia e estudantes de turmas do Ensino Médio. A análise das informações e materiais que resultarão das ações, serão organizadas e interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) enquanto pressupostos de reflexões e argumentos que permitem uma elaboração coletiva acerca dos elementos discursivos que potencializam a pesquisa em questão.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA