PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: KLEBSON FELISMINO BERNARDO

DISCENTE: KLEBSON FELISMINO BERNARDO
DATA: 30/06/2022
LOCAL: por via remota no link: https://meet.google.com/qnk-oxuv-xeu
TÍTULO: EXTENSÃO COMUNITÁRIA: ANALISANDO ALTERNATIVAS E DESAFIOS PARA O APROFUNDAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO POPULAR DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Comunitária. Educação Popular. Extensão Popular. Participação da comunidade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A presente pesquisa está apoiada na ideia-força da Extensão Comunitária (EC) e orientada pelos princípios teórico-metodológicos da Educação Popular (EP). No contexto desse estudo, a EC é entendida como o movimento em que a comunidade, em sua interlocução com os projetos de extensão popular, interagem com a universidade de forma protagônica, seja na produção do conhecimento que está sendo desenvolvido na academia, seja na gestão e no desenvolvimento das atividades de extensão. Assim, a EC envolveria, em sua definição, a possibilidade de se fazer uma “extensão” de fora (comunidade) para dentro (universidade), com a participação ativa da comunidade e de seus protagonistas em processos e experiências no âmbito universitário. Com base em tal ideia-força, o estudo em tela foi desenvolvido junto a membros comunitários e coordenadores de diferentes projetos de extensão popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Teve como objetivo principal compreender de que maneira esse projetos tem considerado e promovido o protagonismo da comunidade e de seus atores na gestão desses projetos e em outras dimensões da vida universitária. Em termos metodológicos, a pesquisa está ancorada nos princípios metodológicos da perspectiva qualitativa, de caráter exploratório, por meio da pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Em relação a teoria de análise, o estudo adotou a hermenêutico-dialética, fundamentada nos aportes de Maria Cecília de Souza Minayo. O desenvolvimento da pesquisa contemplou a delimitação do contexto histórico da extensão universitária, a explicitação do referencial político-pedagógico da EP e a apresentação aprofundada da Extensão Popular, seus aspectos teórico-metodológicos, potencialidades e intercâmbio com os setores populares. Situou-se a ideia de EC, sua dimensão de concepção polissêmica e as principais utilizações e interpretações da mesma a luz da literatura atual. Ainda foram apresentadas experiências extensionistas que se embasam na EC. Os resultados indicam que se faz necessária ampliação da produção teórica acerca da ideia de EC, tendo em vista a tímida exploração dessa categoria na atual literatura. Os entrevistados destacaram a potencialidade dessa concepção, na perspectiva da relevância em se considerar a participação popular como elemento basilar da extensão popular e das perspectivas de adensamento da universidade e seu impacto social. Ressaltou-se, ainda, que a EC pode romper com os distanciamentos entre universidade e sociedade, bem como adensar os espaços nos quais os coordenadores, estudantes e técnicos dos projetos de extensão possam ouvir as demandas da comunidade, com vistas a fortalecer também o diálogo horizontalizado entre os/as sujeitos e os contextos. O estudo apontou, pelas experiências e percepções dos entrevistados, aspectos relativos ao envolvimento dos atores comunitários com os projetos de extensão; a constituição da relação dos coordenadores com a comunidade e os desafios a serem enfrentados; questões atinentes à gestão do projeto e a perspectiva de gestão participativa e dialógica dos mesmos. Entende-se que essa ideia, aprofundada do ponto de vista teórico e metodológico, pode aportar mais possibilidades de subsidiar que os projetos de extensão popular estimulem e promovam o envolvimento da comunidade e seus atores no contexto universitário. Em síntese, a EC pode contribuir com o movimento histórico que as práticas de extensão popular vêm desenvolvendo no campo universitário, ao apontar aspectos teóricos e metodológicos que qualifiquem suas práticas e contribuam na persistência do avanço de iniciativas acadêmicas pautadas pelo diálogo crítico, respeitoso e propositivo dos saberes (científico e popular), podendo-se ampliar o horizonte epistêmico e tornar a universidade permeada também por saberes e experiências pautados na realidade concreta dos diferentes sujeitos sociais populares.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO