PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA: 07/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Ditadura? Não, obrigado. Já vi esse filme. Cinema, ditadura militar e educação para nunca mais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Nunca Mais; Ditadura Militar; Cinema Brasileiro; Memória; Direitos Humanos.
PÁGINAS: 280
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: A presente tese trouxe como foco analítico a educação em direitos humanos, na perspectiva da educação para nunca mais e teve no direito à memória e à informação os elementos fundamentais para pensar o desenvolvimento de processos cognitivos capazes de incentivar a autonomia e a valorização da democracia e da liberdade. A pesquisa recorreu ao cinema nacional a fim de pensar, por meio das narrativas fílmicas, estratégias sensíveis voltadas à manutenção da memória e da educação contra a barbárie, as violências e liberdades cerceadas durante os 21 anos do Estado de exceção brasileiro. Para tanto, analisou narrativas fílmicas do gênero documentário, por entender que as mesmas possuem mais vitalidade e profundidade crítica para apreensão da memória, por meio das vozes dos envolvidos no contexto das diversas vivências e das provas e registros documentais apresentados em complementação. Como estratégia metodológica para a leitura das produções cinematográficas selecionadas, a pesquisa se valeu da Análise de Conteúdo, enquanto metodologia apropriada para realizar tratamentos e interpretações em mensagens comunicacionais e artísticas dessa natureza. A investigação fílmica levou em consideração os testemunhos dos atores sociais, a apresentação de documentos e registros históricos e as formas de representação das violações aos direitos humanos e seus perpetradores – militares e civis – assim como seu modus operandi. Os resultados indicaram um potencial informacional e sensibilizante dos discursos fílmicos e, consequentemente, sua potencialidade para interferir na memória social e suscitar reflexões críticas acerca das violações à dignidade humana, de forma serena e equilibrada, lançando luz, em vez de sal, nas feridas abertas. Por fim, a pesquisa indicou a urgência de uma educação para nunca mais, baseada na memória social, enquanto um pertinente debate a respeito da ditadura aliado às práxis educacionais que incentive uma sociedade mais humana, consciente do valor da liberdade e da democracia e comprometida com a formação de novas gerações imbuídas a evitar que os horrores do autoritarismo voltem a se repetir em nossa história.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DELAMAR JOSE VOLPATO DUTRA
Externo à Instituição - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS
Externo à Instituição - MARIA NAZARETH DE LIMA ARRAIS