PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULYANA JÉSSYKA GONÇALVES CASIMIRO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULYANA JÉSSYKA GONÇALVES CASIMIRO LIMA
DATA: 08/07/2022
LOCAL: Sala do HISTEDBR
TÍTULO: “MAIS QUE UMA ESCOLA, VALORES PARA A VIDA”: COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA E A EDUCAÇÃO DE MULHERES (1957-1958)
PALAVRAS-CHAVES: Instituição Escolar Confessional. Educação Feminina. Formação Docente. Elite. República. Religião. Sousa.
RESUMO: Nesta pesquisa, buscamos analisar as condições de possibilidades para criação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Sousa, Paraíba. Fundado em 1958 pelo Vigário João Cartaxo Rolim e sob a administração da Congregação mantenedora Filhas de Santa Teresa. Este em sua implantação, contou com a colaboração da elite sousense e iniciou suas atividades com o ensino voltado para um público exclusivamente feminino. O prédio cedido pela igreja, localizado no centro da cidade, foi adaptado para abrigar não mais que 50 alunas. Destinado para a formação primária, "ginasial", secundária e o Curso Normal funcionou em regime de internato. Objetiva-se nesse processo de investigação recuperar e analisar a história do educandário e a educação feminina sousense, principalmente no tocante à formação docente, buscando compreender as relações entre sociedade, educação escolar e religião, e suas articulações com os modelos sociais, culturais e educacionais difundidos à época. Sustenta-se este estudo numa abordagem qualitativa pautada na análise documental enquanto método investigativo, concentrada na área da História da Instituições Escolares apoiada nos referenciais teórico-metodológicos emanados da História Cultural e da Sociologia enquanto eixo analítico, tecendo assim nexo entre memória e arquivo, entre totalidade e singularidade (MAGALHÃES, 2004). Durante a República no Brasil, se difundia a crença no poder da escola como única instituição capaz de instruir e ao mesmo tempo, moralizar, civilizar e consolidar a ordem social, tornando-se a principal justificativa ideológica para a constituição dos sistemas públicos de ensino, mas apesar da “secularização da escola, o fim do monopólio eclesiástico e a atribuição da missão de escolarização do Estado” (BENCOSTTA, 2005, p. 96), para suprir a demanda educacional, muitos colégios confessionais católicos exerceram forte influência na educação brasileira, em especial na formação de mulheres. Diante dos processos de modernização e urbanização das cidades brasileiras, há uma intensificação considerável dos valores sociais, da importância da família e do casamento, bem como o papel das mulheres, vistas como capazes de educar e preparar o “novo cidadão” da sociedade emergente, porém essa educação deveria ser mínima, voltada apenas para as primeiras letras e afazeres domésticos. Nessa perspectiva, com o alargamento do projeto expansionista do catolicismo, Igreja Católica e elite sousense, em regime de cooperação, viram num colégio de freiras, o melhor lugar para preparar as moças para o lar e a vida na sociedade em desenvolvimento, e consequentemente garantir a manutenção do poder. Com o lema “ciência, fé, cidadania”, o CNSA incentivou a transformação da sociedade à luz dos valores cristãos, e assim foi construindo um marco imperecível na sociedade local.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA