PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CAMILA ALMEIDA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA ALMEIDA DE ARAUJO
DATA: 12/07/2022
LOCAL: meet.google.com/xuo-udmt-sdv
TÍTULO: “O DISTINCTIVO DE UMA ALMA BEM FORMADA”: PRINCÍPIOS GERAES DE MORAL NO MANUAL ENCICLOPÉDICO PARA USO DAS ESCOLAS DE INSTRUCÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DA PARAÍBA (1862-1874)
PALAVRAS-CHAVES: Manual Enciclopédico. Instrução Primária. Império. Moralidade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O presente trabalho intenciona compreender os princípios de moralidade dispostos no Manual Enciclopédico, como contributos para a formação da mocidade na província da Paraíba. O princípio de moralidade era algo intrínseco à sociedade imperial, uma vez que estava atrelado à própria formação do povo brasileiro. A obra, contendo 700 páginas, tem um caráter enciclopédico, como descrito em sua própria nomenclatura, por aglutinar os conteúdos que envolvem todas as matérias correspondentes ao ensino primário. A pesquisa se enquadra em um momento de renovação da historiografia, contexto no qual novas fontes e novos objetos de pesquisas são considerados relevantes, tal como a imprensa e, por sua vez, os jornais e o livro. Dentre os teóricos que nos deram suporte, ressaltamos os estudos de Chartier (1999) – a história do livro e o estudo das práticas-, Durkheim (1983,1999,1952) – o conceito de moral coletiva e fato social -, e Foucault (2008) – o controle dos corpos. A relevância da temática se assenta na possibilidade de podermos compreender a sociedade imperial em suas diversas instâncias, partindo dos saberes por ela produzidos ou disseminados, neste caso o Manual, bem como na ausência de trabalhos que tratem diretamente do nosso objeto, a saber: os princípios de moralidade no Manual Enciclopédico. O tipo de pesquisa que realizamos é a pesquisa histórica, a qual se constitui como um viés da pesquisa documental. Reconhecemos a grandiosidade da obra e a sua relevância para a instrução e para a sociedade da época, devido à extensão dos conteúdos, dos questionamentos e das explicações. Portanto, apesar de o Manual Enciclopédico ter os seus contributos à mocidade firmados em um discurso moralizante, revelando como deveria ser uma sociedade ideal, não significou que todas as pessoas estariam submissas aos seus ditames, em razão da diversidade de províncias que tiveram acesso ao Manual.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO