PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FRANCINEIDE RIBEIRO VIANA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINEIDE RIBEIRO VIANA SANTOS
DATA: 22/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA BNCC NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Criança, Infância, Educação Infantil, BNCC-EI, currículo
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: O estudo das políticas educacionais voltadas à criança de zero a cinco anos de idade apontam para mudanças conceituais sobre os objetivos direcionados ao atendimento institucional da educação infantil. Tais mudanças vão justificar a necessidade de garantir a essa etapa da educação básica uma prática que observe as especificidades necessárias ao trabalho pedagógico voltado à criança. É correto afirmar que nos últimos trinta anos, após a Constituição Federal de 1988, evidencia-se uma mudança de concepção em relação ao conceito de criança, na qual a criança passa a ser vista como um sujeito de direitos. A partir da Constituição Cidadã inaugura-se um conjunto de leis que caminham para a construção de uma política nacional curricular de educação. No ano de 2017, em meio a muitos embates e contradições foi homologada a BNCC, a qual trata da Educação Infantil e Ensino Fundamental, por ser um documento normativo define um conjunto de aprendizagens essenciais para todos os alunos ao longo da Educação Básica, dessa forma estabelece para os Estados e Municípios a obrigatoriedade (re)elabolar suas propostas curriculares. Considerando as orientações dispostas nas políticas educacionais para a infância, e sobretudo no âmbito da BNCC, nos questionamos como o currículo da Educação Infantil tem sido estruturado na rede pública municipal de João Pessoa e como tem sido favorecido a participação dos professores na construção de uma proposta curricular a ser implementada nos CREIs e escolas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, a qual nos proporciona caminhos para uma análise dos documentos que direcionam a estruturação da política curricular implementada na rede municipal. A análise dos documentos nos permitiu concluir que a BNCCEI, apessar de referendar os princípios postos nas DCNEIs, a terceira e a última versão do documento reforçam uma antecipação da escolarização, desconsiderando os avanços e discussões vivenciadas ao longo dos últimos anos. Foi possível também perceber que a construção das propostas estaduais, a exemplo da Paraíba, aconteceram em um prazo mínimo, dificultando o processo de análise e participação. No âmbito municipal ainda não foi construída a Proposta Curricular, sendo assim buscamos as Diretrizes Pedagógicas para a Educação Infantil, em consonância com os demais documentos, são fortes a perspectiva prescritivas e gerencialista da educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - TARCIA REGINA DA SILVA