PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LUCIANA DANTAS SARMENTO DA SILVA

DISCENTE: LUCIANA DANTAS SARMENTO DA SILVA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A TENSÃO ENTRE AS PERSPECTIVAS DA RETENÇÃO ESCOLAR E A INSTITUIÇÃO DA PROGRESSÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE PRÁTICA DO PNAIC
PALAVRAS-CHAVES: Retenção Escolar, Progressão Continuada, Políticas Educacionais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo principal analisar a tensão entre as perspectivas sobre a retenção escolar e a instituição da progressão continuada no contexto de prática do PNAIC. Como objetivos específicos buscamos compreender como a perspectiva sobre a retenção escolar atua na interpretação e aceitação/não-aceitação da progressão continuada, identificar nos elementos de tensão, atitudes de reação e/ou aceitação à progressão continuada dentro do contexto de prática do PNAIC e conhecer a perspectiva das professoras alfabetizadoras a respeito da garantia do direito a aprendizagem. O estudo justificou-se pela importância de se conhecer a perspectiva de professores(as) alfabetizadores(as), de se compreender como estes(as) protagonistas educacionais interpretam a retenção escolar e a instituição da progressão continuada, e como estas interpretações se refletem em suas atuações no contexto de prática do PNAIC. O aporte teórico foi fundamentado, no que concerne ao problema da retenção escolar, em Patto(1993), Ribeiro(1991), Teixeira(1999), Gualtieri & Lugli (2012) Oliveira(2005) e Poppovic (1977), Arroyo (2000). O foco analítico do estudo se deu sobre o contexto de prática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tomando como referência teórica à abordagem do ciclo contínuo de políticas, pensado por Stephen Ball e colaboradores. Buscamos compreender os contextos de influência e produção que originaram os textos políticos que buscaram a garantia do direito à educação e principalmente a garantia do direito à educação de qualidade, assim como as estratégias e programas que buscaram a garantia de qualidade e incidiram mais diretamente sobre o problema da retenção escolar. Visando atender os objetivos propostos, adotamos três instrumentos para o trabalho de coleta de dados: o questionário fechado, a observação livre e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados por meio dos questionários fechados foram processados do ponto de vista quantitativo através de tratamento estatístico. Os dados qualitativos coletados por meio das observações livres e entrevistas semiestruturadas foram tratados do ponto de vista da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A partir das análises foi possível perceber que as perspectivas elaboradas por professoras alfabetizadoras a respeito da retenção escolar exercem implicações diretas em como interpretam e atuam em relação a progressão continuada, gerando tensões e subterfúgios, dentro do contexto de prática do PNAIC.
Externo ao Programa - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE