PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE SOUSA DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE SOUSA DE ASSIS
DATA: 19/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do NUPEC
TÍTULO: REFORMAS EDUCACIONAIS E AS CIÊNCIAS HUMANAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Reformas educacionais. Representação social de professores. Ciências humanas. Itinerários Formativos.
PÁGINAS: 122
RESUMO: O trabalho de pesquisa que se apresenta, intitulado ‘Reformas Educacionais e as Ciências Humanas: representações sociais de professores de história e geografia, vinculado a linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), insere-se no campo dos estudos psicossociais sobre representações sociais de professores e o contexto das políticas educacionais. Configurou-se em nosso ponto de partida, pesquisar sobre as reformas educacionais no Brasil e as suas aproximações com a agenda e a lógica neoliberal, buscando identificar as representações sociais de professores de história e geografia. Tem-se que a reforma do ensino reforça a preocupação dos especialistas da área sobre a redução de um conjunto de disciplinas que compõe o campo de formação das ciências humanas em detrimento de uma proposta de ensino técnico cuja ênfase caminha para o domínio da linguagem e do raciocínio matemático, reduzindo a concepção de educação básica ao modelo de formação tecnicista, refletindo na desqualificação da educação pública brasileira. Sabe-se que a busca pela melhoria do ensino e a garantia do acesso e da permanência dos jovens na escola não se dá apenas pela organização dos currículos, pois se perpassa pela valorização profissional dos professores, tomando como referência os seus processos formativos e o reconhecimento de suas trajetórias, no âmbito de sua profissionalidade. Diante do conflito, críticas, discussões e cultura meritocrática crescente, alinhada à desvalorização e à desqualificação da formação docente na área das ciências humanas, incompatível com qualquer tipo de perspectiva progressista, evidenciou-se a necessidade de entender como se dá a construção do pensamento social dos professores da área das ciências humanas, na tentativa de interpretar seu contexto representacional. É sobre este contexto político, cercado de tensões e contradições, que se pauta a pesquisa, que também faz parte do Projeto de Pesquisa “Olhares psicossociais para a prática docente”, desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS -ed), a Cátedra UNESCO e Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Em decorrência de sua natureza interpretativa, este estudo está fundamentado pela Teoria das Representações Sociais (TRS), que se caracteriza por traçar um caminho teórico-metodológico permeado por uma diversidade de métodos e técnicas que possibilita superar o caráter puramente analítico, de maneira a interpretar com maior profundidade o contexto representacional pesquisado. De inspiração etnográfica e de abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos incluíram, a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada, envolvendo seis professores da área de humanas do ensino fundamental II, em duas instituições de ensino básico que fazem parte da rede municipal de ensino de João Pessoa. Dentre as técnicas utilizadas destacamos as Rodas de conversa dialógicas (RCDs) por meio do google Meet e a Técnica da Associação Livre de Palavras com o uso de 04 termos indutores: reforma do ensino médio, itinerários formativos, BNCC e ciências humanas. Para análise dos dados utilizaremos a abordagem estrutural das representações sociais e a análise de conteúdo, buscando-se perceber o lugar que o(a) docente ocupa e quais serão as futuras projeções destes profissionais sobre sua área de atuação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
Externo à Instituição - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARILEIDE MARIA DE MELO
Externo à Instituição - REJANE DIAS DA SILVA