PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYANNE JULIA TOMAZ FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYANNE JULIA TOMAZ FREITAS
DATA: 04/07/2022
LOCAL: Sala no google meet: https://meet.google.com/jxn-fpar-xbh
TÍTULO: A PEDAGOGIA É FEMINIZADA? ANÁLISES DAS IMPRESSÕES DE GÊNERO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE GRADUANDOS/AS E EGRESSOS/AS
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Representações Sociais. Identidade Profissional. Gênero.
RESUMO: A Pedagogia tem se consolidado como um campo feminilizado, ou seja, com presença massiva de mulheres da formação à atuação profissional; consequentemente, destaca-se sua provável feminização, em termos de significados e valores associados à identidade profissional. Este estudo visa analisar como as impressões de gênero se fazem presentes nas representações sociais sobre a Pedagogia e a identidade profissional de graduandos/as e egressos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, campus I. Destacam-se como questões norteadoras: Considerando que as relações de gênero estruturam o conhecimento e o trabalho, em que consiste o gendramento/feminização da Pedagogia? A feminilização do curso se traduz em feminização? Questões específicas podem ser exploradas com base no perfil de discentes e egressas/os do referido curso: Que representações sociais sobre a Pedagogia e sua/seu profissional têm graduandos/as e egressos/as? Essas representações sociais contêm impressões de gênero? Elas influenciaram suas escolhas seja para cursar, seja para atuar na Pedagogia? Elas apontam possibilidades de mudança das identidades profissionais? A pesquisa utiliza métodos mistos, através de três movimentos de produção e análise de dados. O primeiro envolve análise documental da evolução das propostas curriculares do curso e de dados quantitativos de ingresso e conclusão de discentes, de 2006 a 2021, sendo o ano de 2006 referente à aprovação da nova proposta curricular nacional e do projeto pedagógico do curso da UFPB. O segundo consiste na análise de 180 questionários aplicados com graduandos/as, de maio a outubro de 2020 e de abril a junho de 2021, no contexto da pesquisa “Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por estudantes de Pedagogia e Engenharia: um estudo comparativo na UFPB e na UFU”. O terceiro busca atingir egressos/as das turmas de 2006 a 2021, em duas etapas, sendo a primeira de aplicação de questionário online e a segunda a ser definida, com entrevista ou grupo focal, a depender da disponibilidade dos/as participantes. Integram o texto de qualificação o capítulo introdutório, o teórico-metodológico, e o primeiro capítulo de análise de resultados, que destaca o curso de Pedagogia no Brasil através dos seus marcos históricos, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (DCNP), do debate sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia, da lacuna de regulamentação da profissão, e dos espaços de atuação do/a pedagogo/a, além dos dados de ingresso e conclusão do curso na UFPB. Os demais capítulos de análise, a serem desenvolvidos, incluem: um capítulo apresentando as análises dos 180 questionários mencionados, envolvendo experiências, percepções e perspectivas profissionais de graduandos/as; e um último capítulo, apontando e discutindo os resultados referentes aos dados dos/as egressos/as, em diálogo com a teoria das representações sociais, sobre atuação, percepções e representações sociais do/a profissional da Pedagogia.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA