PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JULYANNA DE OLIVEIRA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULYANNA DE OLIVEIRA BEZERRA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/iez-wxyc-ucc
TÍTULO: “A RESSIGNIFICAÇÃO DA MEMÓRIA NOS VESTÍGIOS DA LUTA”
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Território. Educação popular. Nunca Mais. Resistência. Conscientização
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A presente tese “A Ressignificação da Memória nos Vestígios da Luta” é vinculada a linha de pesquisa Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O texto reflete o resultado da pesquisa realizada no Memorial das Ligas e Lutas Camponesas localizado na comunidade tradicional de Barra de Antas e na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luiz José Gonçalo localizada no Sítio Inhauá, localizados no município de Sapé-Pb. Para tanto, foram eleitas como categorias analíticas a priori: memória, território e educação; as quais outras categorias foram sendo vinculadas dialeticamente apresentando as suas estruturas, processos e ressignificações: diálogo, resistência, conscientização, esperança e pedagogia. A tese se propõe a analisar como a história e a memória das Ligas Camponesas tem sido objeto de ações educativas realizadas no e com o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas e a Escola Municipal Luiz José Gonçalo no município de Sapé/PB, formando sujeitos de direitos que possam saber resistir às formas de autoritarismo e opressão em espaços sociais e institucionais onde a violência possa impor dor e violação dos direitos humanos. A pesquisa está ancorada nos elementos teóricos-conceituais e metodológicos da Educação Popular, a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os procedimentos metodológicos incluíram, a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada, envolvendo os Educadores Populares da rede municipal de ensino que desenvolvem ações junto ao Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, membros de movimentos e pastorais sociais e Instituições de Ensino Superior. Como metodologia de análise utilizamos a Análise de Conteúdo e a Trama Conceitual Freireana A trama conceitual freireana, aqui proposta, assume o compromisso com a radicalidade do pensamento de Paulo Freire, e nos desafia a explicitar quais são os conceitos fundamentais que demonstram a natureza, as condições de viabilização, os limites e a intencionalidade do conceito central a ser compreendido que é a Educação para Nunca Mais.
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo à Instituição - MARIA ELIETE SANTIAGO