PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTA MAGNOLIA LACERDA LEITE DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTA MAGNOLIA LACERDA LEITE DE ANDRADE
DATA: 30/08/2022
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: PONTOS E CONTRAPONTOS NAS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DOS GESTORES ESCOLARES NAS UNIDADEES DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, APÓS O VETO DAS ELEIÇÕES DIRETAS NESTAS ESCOLAS
PALAVRAS-CHAVES: : Gestão Democrática. Escolas Públicas. Gestores Escolares. Práticas Democráticas.
RESUMO: A tese de doutorado apresentará os resultados de uma pesquisa em 03 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Tem como objetivo avaliar as práticas pedagógicas e administrativas democráticas dos gestores escolares após o veto das eleições diretas nestas escolas. A Escola Pública das últimas décadas vem apresentando exigências significativas no saber e fazer da gestão, que atentem para às demandas sociais e democráticas, sendo estas questões frequentes nos debates, assim como nas agendas das políticas nacionais; estando, em relevância na meta 19 do PNE - Plano Nacional de Educação - 2014/2024. Quanto aos fins, a pesquisa será exploratória, trata-se de uma problemática com pouco estudo nesta Rede de Ensino. Utiliza-se de instrumentos como os documentos reguladores da educação e referências bibliográficas como: Aguiar, Aragão, Dourado, Freitas, Freire, Nóvoa, Rodrigues e Saviani. Quanto à metodologia, a abordagem é de natureza qualitativa, com o entendimento de que o estudo se propõe à analisar fenômenos que ocorrem em determinado tempo, local e cultura. O estudo de campo será em 03 escolas da Rede Municipal de Ensino desta Capital, configurando uma amostra de 3% de um universo de 100 escolas. Será escolhida uma escola de pequeno porte, uma de médio e outra de grande porte, situadas em três regiões geográficas diferentes da cidade; com o apoio de questionários/entrevistas para, em cada escola, 06 gestores, 03 docentes, 03 alunos; 03 funcionários; 03 alunos e 03 pais/mães (membros d Conselho Escolar). Serão utilizados gráficos para traçar e compreender as diferentes realidades e sujeitos entrevistados, buscando identificação e análise contextual entre as diretrizes legais e a realidade da gestão escolar no cotidiano destas escolas. O estudo te intento de avaliar as práticas democráticas ou não dos gestores escolares, sendo estes, a partir 2016, indicados pelo poder executivo municipal. A ideia não será testar ou confirmar uma determinada hipótese, e sim, realizar descobertas, propondo-nos uma integração por meio dos dados obtidos na bibliografia, nos documentos balizadores e na pesquisa de campo, podendo afirmar ainda que a investigação se enquadra em um estudo de caso, e neste cenário, na perspectiva de Yin (2002). Por esta ótica, consideramos crucial em cada etapa do estudo de caso, no ato da investigação, a a necessidade do diálogo com a realidade a qual será avaliada.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA