PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNIE WESLEY SINESIO MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNIE WESLEY SINESIO MOURA
DATA: 19/08/2022
LOCAL: Audotório do PPGE
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS/AS PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
PALAVRAS-CHAVES: Educação antirracista; Decolonialidade; Prática Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos.
RESUMO: Nossa educação, historicamente marcada por uma perspectiva racista e excludente, contribuiu com a formação discriminatória da composição étnico-racial dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segregando suas representações culturais, principalmente, as afrodescendentes. Deste modo, elencamos como objeto de estudo as práticas pedagógicas dos/as professores/as da EJA e as contribuições para uma educação antirracista. Como problemática principal, surge o questionamento: de que maneira as práticas pedagógicas dos/as professores/as da EJA têm contribuído para a promoção de uma educação antirracista? Frente a esta, o objetivo geral deste estudo é analisar como estão sendo desenvolvidas as práticas pedagógicas dos/as professores/as da EJA para uma educação decolonial e antirracista, em uma escola da rede pública municipal de João Pessoa-PB. E como objetivos específicos, os seguintes: caracterizar as possíveis práticas pedagógicas decoloniais e antirracistas desenvolvidas pelos/as professores/as da EJA; identificar se os discursos presentes nos documentos escolares referentes à EJA estão pautados em uma perspectiva decolonial e antirracista; e analisar as concepções dos/as professores/as da EJA acerca da temática das relações étnico-raciais e a relação com a sua prática pedagógica desenvolvida em uma escola quilombola. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo etnografia da prática escolar, inspirada nas orientações de André (2012). Os participantes serão os/as professores/as da EJA, de uma escola quilombola da rede municipal de João Pessoa-PB. Para tanto, realizaremos entrevistas semiestruturadas, observação participante, com construção de um diário de campo e análise documental. Para análise dos dados, utilizaremos a Análise Crítica do Discurso (ACD) faircloughiana. Considerando os principais elementos apresentados, partimos do seguinte argumento de tese: os/as professores/as da EJA, que desenvolvem uma prática pedagógica para uma educação decolonial e antirracista, possuem um compromisso político, ético e social para além do preconizado na Lei 10.639/2003 e adotam uma postura epistêmico-metodológica que tensiona a cosmovisão eurocentrada, já sedimentada, contribuindo para uma (re)educação das relações étnico-raciais no ambiente escolar situado em um espaço quilombola.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES