PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME WILLISGNTON TAVARES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME WILLISGNTON TAVARES PEREIRA
DATA: 19/08/2022
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. prática educativa. processo de ensino-aprendizagem. prática pedagógica inclusiva.
RESUMO: No dinamismo educacional, a ideia de efetivação do processo de ensino-aprendizagem possui diferentes vertentes, sendo um de seus focos a possibilidade do desenvolvimento de uma boa prática pedagógica inclusiva que leve em consideração todos os atores educacionais influenciadores desta prática e o meio na qual a mesma está inserida. A partir de tal, que neste trabalho objetiva-se analisar práticas pedagógicas inclusivas específicas para pessoas com deficiência em publicações nacionais e internacionais de países que possuem leis de Educação Inclusiva para todos, e, como específicos, objetiva-se elencar práticas pedagógicas inclusivas exitosas, direcionadas às pessoas com deficiência verificadas em publicações nacionais e internacionais, que estão sendo realizadas no Brasil, Chile, Itália, Luxemburgo, Paraguai e Portugal; e contrastar a contextualização local dos países selecionados com o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas inclusivas. Fundamenta-se esta pesquisa nas discussões que permeiam a prática docente, as relações entre professores e alunos, a estrutura física da escola, a prática gestora e as influências das políticas públicas de cada contexto no desenvolvimento de tais práticas pedagógicas. O cumprimento dos objetivos propostos é realizado a partir do processo metodológico da pesquisa bibliográfica, seguindo-se uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa descritiva, utilizando-se, para isso, da publicação de artigos indexados na base de dados Scopus, pesquisados entre os anos de 2015 a 2021, que possuem objetivos direcionados a descrever ou discutir sobre práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no Brasil, no Chile, na Itália, em Luxemburgo, no Paraguai e em Portugal. Para o processo de análise utilizou-se como instrumento fundamentador os critérios da Análise de Conteúdo proposto por Laurence Bardin. A partir de tal, obteve-se um quantitativo de dezessete trabalhos selecionados a serem analisados conforme a organização de categorias temáticas e nas discussões realizadas na fundamentação.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA