PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala Multifuncional do PPGE
TÍTULO: Tendências de publicações brasileiras sobre Alfabetização Científica no Ensino de Biologia (1997 - 2021): um estado da arte
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Ciências. Ensino de Biologia. Alfabetização Científica. Estado da arte.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo investigar as tendências de publicações brasileiras sobre Alfabetização Científica (AC) no Ensino de Biologia, divulgadas nos dois principais eventos científicos dessa área (ENPEC e ENEBIO) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Concebida a partir do conceito de alfabetização de Freire, a AC é incorporada ao contexto educacional a partir de sua concepção como um ato político que visa a emancipação e a formação cidadã dos estudantes, proporcionando a estes as habilidades necessárias para exercer seu direito à prática social a partir da mobilização dos conhecimentos científicos. Parte-se do pressuposto de que as memórias impressas nos anais dos dois principais eventos de Ensino de Ciências e Biologia do país, e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, proporcionarão o conhecimento a respeito de como a pesquisa sobre AC evoluiu ao longo dos espaços e do tempo no cenário brasileiro, apontando os caminhos percorridos e as pistas sobre as trajetórias a trilhar. Utilizou-se como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem qualitativa e o método de estado da arte ou estado do conhecimento, sob o foco da análise de conteúdo do tipo categorial. Parte-se de categorias pré-estabelecidas para analisar os dados que compreendem o período entre 1997, quando foi realizado o I ENPEC, e 2021, ano de realização da edição mais recente desse encontro e do ENEBIO. Os resultados indicam o crescimento significativo do número de trabalhos publicados nos bancos de dados analisados, revelando a expansão e a consolidação dos eventos enquanto lócus de socialização das pesquisas na área, caminhando para a formação de uma comunidade nacional de investigadores em Educação de Ciências, bem como, evidenciam seu potencial político, o reafirmando como um espaço no qual professores e estudantes podem participar de forma sistemática e propositiva, se posicionando diante de temas que influenciam tanto o campo da pesquisa, quanto as práticas educacionais no universo escolar. A partir das categorias analisadas foi possível observar elementos que caracterizam a evolução histórica e os movimentos realizados pelos pesquisadores que trabalham com a AC no Ensino de Biologia, revelando continuidades e mudanças com relação a pesquisas gerais da área de Educação em Ciências, bem como, a permanência de tendências temáticas e metodológicas com relação aos trabalhos gerais sobre Ensino de Biologia.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO