PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCELIA CAROLINE FERREIRA BRANDÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCELIA CAROLINE FERREIRA BRANDÃO
DATA: 23/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: COORDENADORES(AS) PEDAGÓGICO(A) E O DIREITO À EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E MODOS DE AÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica; Direito à Educação; Mediação da Aprendizagem; Justiça Social.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Esta pesquisa está vinculada à Linha de Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e objetiva compreender as concepções e os modos de ação dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as - CPs, como mediadores da aprendizagem, acerca da garantia do direito à educação nas escolas públicas municipais de Educação Básica do município de Codó-MA. O/a CP desempenha duas funções principais com os/as professores/as na escola: criar e mobilizar espaços e dispositivos de formação, de acordo com as finalidades educativas que se fazem presentes no Projeto Político-Pedagógico da escola; e articular o trabalho coletivo na instituição, considerando a participação da comunidade escolar para o desenvolvimento situado na reflexão e na inovação para a construção de uma escola socialmente justa. Sob essa perspectiva, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, ancorada em pressupostos do Materialismo Histórico-dialético, por considerar, no que tange o campo educacional, a totalidade e historicidade dos fenômenos e dos sujeitos, a partir da compreensão de todas as suas mediações e correlações com o objeto investigado. Utilizará como instrumento para a coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada com quatro CPs atuantes nas escolas públicas municipais de Educação Básica situadas na zona urbana do município de Codó, localizada na mesorregião dos Cocais, no estado do Maranhão. A base teórica e conceitual deste trabalho foi realizada a partir de categorias elencadas que englobam o Direito à Educação, Coordenação Pedagógica, Mediação da Aprendizagem e Justiça Social. Por se configurar em uma pesquisa em andamento, a qual está em processo de submissão ao Comitê de Ética, ainda não é possível apontar resultados efetivos e substanciais, muito embora a literatura sinaliza uma possível descaracterização e fragmentação da função pedagógica do/a CP, haja vista a realidade intraescolar, muitas vezes, sobrecarregada por demandas imediatas e atividades burocráticas. Por fim, esse debate sobre o trabalho pedagógico do/a CP nos ajuda a delinear suas funções, em sua grande maioria condensadas em uma prática que não permite produzir mudanças, e, sobretudo, não permite legitimar aquilo que deve ser efetivamente coordenado no exercicio de suas atividades com foco na mediação das aprendizagens.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - KATIA PATRICIO BENEVIDES CAMPOS