PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA SANTOS SUASSUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA SANTOS SUASSUNA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Educação do Campo; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Transtorno do Espectro Autista.
RESUMO: A Educação do Campo e a Educação Especial são modalidades de ensino que interseccionadas podem possibilitar o processo de ensino-aprendizagem das crianças com transtorno do espectro autista que vivem no campo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo geral analisar a percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas para crianças com transtorno do espectro autista na Educação do Campo da Paraíba. E tem como objetivos específicos identificar práticas pedagógicas relatadas pelos professores para o processo de ensino-aprendizagem das crianças com transtorno do espectro autista nas escolas do campo da Paraíba e identificar as conquistas e os desafios dos professores para a educação inclusiva de alunos com transtorno do espectro autista nas escolas do campo da Paraíba. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Foi feito um mapeamento geral do estado da Paraíba pelo censo escolar de 2021 acerca das matrículas dos estudantes com transtorno do espectro autista nas escolas do campo e foi identificada que a 3ª Gerência Regional de Educação tem o maior número de matrículas. Assim, foram selecionados seis municípios para a realização da pesquisa, mas apenas dois aceitaram participar. O instrumento da pesquisa é um questionário online, que será aplicado com os professores do ensino regular das escolas do campo desses municípios. Os resultados serão analisados e categorizados a partir da Análise de Conteúdo. Pretende-se compreender a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do campo e os desafios que os professores têm enfrentado para incluir os alunos com transtorno do espectro autista.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA