PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSICLEIDE FARIAS GUIMARAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSICLEIDE FARIAS GUIMARAES
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/htc-pmvg-iey
TÍTULO: A PROPOSTA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: A concepção dos tutores sobre a tarefa para casa na perspectiva da colaboração em Vigotski
PALAVRAS-CHAVES: Tarefa para casa. Tutores. Escola de tempo integral.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: RESUMO A tarefa para casa é um instrumento pedagógico bastante utilizado no meio docente, trata-se de uma prática presente na escola desde o Brasil Colônia. Nos últimos anos a escola de tempo integral vem ressurgindo de forma mais ampla e se efetivando em diversos municípios brasileiros. Com a jornada escolar ampliada, o aluno passa a realizar a tarefa para casa na própria escola sob a orientação da tutora. Embora esteja presente no cotidiano escolar, a tarefa para casa enquanto objeto de estudo científico, apresenta estudos ainda incipientes e aparece em alguns trabalhos de pesquisas ainda como subtemas. Diante da necessidade de refletir sobre esse instrumento pedagógico, de uso tão recorrente no meio docente, e de identificar as concepções que giram em torno dele, foi elaborado a seguinte questão norteadora da pesquisa: Qual a concepção dos tutores sobre a tarefa para casa em escola de tempo integral na perspectiva da colaboração em Vigotski. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é investigar a concepção dos tutores sobre a tarefa para casa em escolas de tempo integral na rede pública de ensino de João Pessoa/PB, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Do ponto de vista metodológico a abordagem adotada é de natureza qualitativa e de cunho exploratório. O enfoque teórico-metodológico desse trabalho é pautado no materialismo histórico-dialético, que visa compreender a essência do objeto investigado, possibilitando a compreensão na sua totalidade, considerando aspectos históricos, condições materiais e as múltiplas determinações que o constituíram. Nesse percurso, trabalhamos com autores como Gramsci (2007), Vigotski (1999, 2000), Leontiev (1978), Saviani (2013,2019), Duarte (2000,2002), Gamboa (1989), entre outros, que contribuem com a proposta metodológica em pauta. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola do Município de João Pessoa-PB, tendo como sujeitos da pesquisa 09 tutoras que trabalharam nesta unidade. Para obtenção das informações utilizamos a entrevista semiestruturada e para análise das informações usamos a hermenêutica dialética. A pesquisa possibilitou constatar que há um consenso entre as tutoras sobre a importância da tarefa para casa, especialmente, pelo fato de que na escola de tempo integral o aluno realiza as atividades escolares com a mediação da tutora, garantindo que as atividades sejam realizadas cotidianamente. Entretanto, a organização da tarefa para casa não é definida conjuntamente, cabendo ao professor planejar a tarefa para casa e ao tutor garantir que os alunos realizem as tarefas para casa. Tal propositura, incide claramente, na divisão do trabalho docente, uma vez que cabe ao docente planejar e ao tutor executar essa atividade. Tal constatação destaca a importância de a escola integral incluir no planejamento escolar a tarefa para casa e que essa seja construída por professores e tutores, tendo em vista que aos tutores é exigida a formação de licenciatura em Pedagogia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo à Instituição - DORIVALDO ALVES SALUSTIANO