PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA ALVES
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: VIOLÊNCIA E RECONHECIMENTO: A GRAMÁTICA MORAL DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
PALAVRAS-CHAVES: Educação quilombola. Axel Honneth. Teoria do reconhecimento. Violência.
RESUMO: As marcas de violência na história da formação dos quilombos, no Brasil, se manifestam no tempo presente pelo racismo e discrimianação, que afetam o reconhecimento e as identidades das comunidades tradicionais quilombolas. A tese que fundamenta o estudo está pautada na afirmação de que os marcos normativos que regulamentam os seus direitos, entre eles o direito à educação, são insuficientes para o enfrentamento das injustiças geradoras de violências. A investigação tem como corpus os documentos normativos para a educação destas comunidades, e objetiva a investigar se estes marcos jurídicos-normativos possuem em seu bojo garantias para o enfrentamento das injustiças, geradoras de violências. A pesquisa aborda as formas de repressão contra esses povos, tendo como base a teoria do reconhecimento de Axel Honneth e é justificada a partir da experiência docente em comunidade remanescente de quilombo e interpretações sociais sobre o que é viver nesses territórios. Os procedimentos metodológicos estão fundamentados na pesquisa documental dos marcos referenciais voltados para as comunidades tradicionais, e na legislação educacional para educação escolar quilombola. A análise dos dados terá por base a Análise de Conteúdo. Consideramos que perpassam essa investigação em andamento os seguintes conceitos preliminares: quilombo e violência; violações dos direitos humanos e sociais de quilombolas; educação de comunidades tradicionais.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA