PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELICA RITA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELICA RITA DE ARAUJO
DATA: 25/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: PPGE_CE_UFPB
TÍTULO: O DISCURSO DA BNCC ACERCA DO MEME NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Discurso, meme, BNCC, Educação Básica.
PÁGINAS: 80
RESUMO: Constatamos na atualidade uma proliferação de sociabilidades em ambientes virtuais, proporcionadas pela difusão e popularização de aparelhos digitais conectados à internet. Crianças e adolescentes em idade escolar são um grande público que consome, produz e compartilha diversos artefatos culturais, como os memes, em formato de textos, imagens e vídeos no meio virtual. Através de levantamento acadêmico, constatamos que docentes utilizam o mesmo em escolas com diversas finalidades educacionais, inclusive, se respaldando em documentos oficiais como a BNCC. Desta forma, esta pesquisa situada na linha dos Estudos Culturais da Educação (ECE) tem como objetivo geral analisar e descrever a ordem do discurso da BNCC acerca do meme na Educação Básica, com fins de responder a seguinte questão problema: qual a ordem discursiva da BNCC acerca da especificidade do meme na E.B.?. De natureza qualitativa, esta pesquisa utilizará como referencial teórico-metodológico a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2019) em sua obra Arqueologia do Saber. Para tal, seguiremos as seguintes etapas: mapeamento do documentos, ou texto fonte da pesquisa; escavação/análise da zona do discurso e descrição dos enunciados, conforme Alcântara e Carlos (2013). Como fonte, utilizaremos a Base Nacional Comum Curricular (2018). Dentre as justificativas para esta empreitada, destacamos a originalidade acadêmica, constatada por meio de mapeamento temático nos repositórios da UFPB, CAPES e BDTD, uma vez que nos ancoramos em uma abordagem de análise do discurso de cunho arqueológico em um documento educacional de caráter regulador dos currículos da Educação Básica Brasileira. Social e culturalmente quando discutimos e problematizamos o artefato cultural meme em diversos formatos, que é consumido, compartilhado, produzido e produtor de subjetividades por e entre discentes da EB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - VICENTE DE LIMA-NETO