PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS FARIAS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS FARIAS DE ALMEIDA
DATA: 20/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: A questão das drogas no contexto dos jovens e adolescentes em situação de privação de liberdade em Lagoa Seca/PB: uma análise a partir da Educação Popular
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular, drogas, socioeducação, adolescência.
PÁGINAS: 112
RESUMO: No contexto do debate latino-americano atual, tem sido assinalado que os fenômenos contemporâneos e os seus desafios requerem o desenvolvimento de abordagens sob a ótica da Educação Popular, que não compunham o seu marco anterior, na sua versão clássica. A questão das drogas, por exemplo, é um desses fenômenos. As políticas proibicionistas, impulsionadas pela visão bélica de ‘guerra às drogas’, têm provocado o aumento da violência, o encarceramento em massa, o extermínio de pessoas pertencentes às classes populares, a destruição das perspectivas de futuro de jovens e adolescentes etc. Tendo isso em conta, o trabalho socioeducativo envolvendo as drogas, sob a perspectiva da Educação Popular, constitui-se em uma alternativa distinta dos enfoques hegemônicos, que são norteados pela irracionalidade das determinações repressivas oriundas da visão bélica sobre o assunto. A presente proposta de pesquisa situa-se nesse campo temático, sendo o seu objetivo geral analisar como a questão das drogas tem sido abordada no contexto escolar dos jovens e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Lar do Garoto, localizado no município de Lagoa Seca/PB. No sentido de alcançar o seu propósito, a proposta de pesquisa define os seguintes objetivos específicos: 1) apresentar aspectos da base analítica da Educação Popular que dialogam com a temática das drogas; 2) enfocar a construção das categorias de criança e adolescente, estabelecendo uma relação com o sistema socioeducativo no Brasil; 3) investigar de que maneira os professores atuantes no Lar do Garoto têm abordado as drogas no contexto escolar da mencionada instituição. Do ponto de vista do seu referencial teórico-conceitual, o estudo tem em atenção, fundamentalmente, as contribuições de três esferas analíticas: a Educação Popular, a Sociologia do Desvio e a Criminologia Crítica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que será operacionalizada através da realização de observações assistemáticas no Lar do Garoto e mediante entrevistas semiestruturadas com docentes da Escola dessa instituição. O material empírico resultante das entrevistas será escrutinado conforme a técnica de análise de conteúdo temático-categorial.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Externo ao Programa - 1645118 - RENATA MONTEIRO GARCIA
Externo à Instituição - GLÁUCIA HELENA ARAÚJO RUSSO