PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAVI CAJÚ DURÉ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAVI CAJÚ DURÉ
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Memórias formativas e inserção profissional de licenciados em Ciências Biológicas: currículo e identidade
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente; Subjetividade da formação; Formação de professores de Biologia; Identidade Docente; Engajamento Acadêmico; Currículo; Licenciatura.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: A identificação profissional é um processo fundamental para o engajamento acadêmico em cursos de formação inicial, de tal forma que a identificação com o campo da educação constitui um tema central para o desenvolvimento curricular das licenciaturas, redução das taxas de evasão universitária, e a consequente ampliação da inserção de profissionais qualificados nas instituições educacionais do país. Diante disso, o presente estudo analisou o processo subjetivo de formação identitária promovido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB, investigando o processos de engajamento e identificação formativo-profissional de licenciados egressos e evadidos do curso nesse período. Para tanto, desenvolvemos um Estudo de Caso de abordagem qualitativa do tipo único, instrumental e de finalidade descritiva. A nossa amostragem foi intencional e deu-se através da coleta de dados em três unidades de análise: questionários aplicados a alunos graduados e evadidos do respectivo curso (87 graduados e 65 evadidos); entrevistas com alunos recém-concluintes (11 licenciados); e os documentos curriculares do curso em vigência nesse período (PPP-2008). A análise do caso foi dada através da técnica de triangulação dos dados, relacionando os resultados encontrados através da análise documental do PPP, e análise de conteúdo dos questionários e entrevistas. Como resultado, identificamos uma estrutura de currículo formal preponderantemente voltada à formação nas áreas específicas da Biologia, com 58% das disciplinas destinadas às áreas de Meio Ambiente, Biodiversidade, Biotecnologia, Produção e Saúde, e apenas 29% das disciplinas direcionadas à área de Educação. Apesar dessa estrutura, a maioria dos egressos se demonstrou satisfeita com a formação do curso para as profissões relacionadas com o campo educacional. As intenções formativas dos discentes, expressas em suas trajetórias formativas pós-curso e desejos profissionais manifestados, demonstraram a construção de um projeto de identidade profissional fortemente desvinculado do campo educacional, mesmo sendo a educação o atual espaço profissional de 82% dos egressos. Tais elementos evidenciam um curso que apesar de ser destinado à formação de professores e com egressos que se tornam professores, realiza um processo de engajamento e identificação com as subáreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, constituindo um processo identitário contraditório entre desejos discentes e realidades profissionais que esses licenciados vivenciam em sua vida.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO