PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ILKA TATIANA EVARISTO TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILKA TATIANA EVARISTO TEIXEIRA
DATA: 08/08/2022
HORA: 00:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Políticas Públicas; inclusão; acessibilidade; pessoa com deficiência.
PÁGINAS: 81
RESUMO: A pesquisa apresentada tem como problema central a efetividade das políticas públicas educacionais de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência fomentadas na rede municipal de ensino de João Pessoa, tomando como recorte o período pós implementação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI/2015). Para tanto, objetiva-se analisar como as políticas públicas de inclusão e acessibilidade têm sido fomentadas e efetivadas na rede municipal de ensino de João Pessoa-PB. Para tanto, considera-se como caminho para alcançar tal objetivo. Como objetivos específicos, pretende-se: Discutir o papel das políticas públicas de Estado para a inclusão e acessibilidade das PcD, ao longo da história; Situar as principais políticas públicas de inclusão e acessibilidade que estão em vigor no Brasil, especialmente as elaboradas pós-implementação da CF/1988; Verificar como estas Leis em vigor estão sendo executadas na rede municipal de João Pessoa-PB, tomando como recorte de análise a Lei mais recente voltada às pessoas com deficiência a LBI/2015; Problematizar de que forma a rede municipal de ensino de João Pessoa tem possibilitado o acesso e a inclusão social das pessoas com deficiência via Políticas Públicas, e, nesse ínterim, como estas se adequaram ao contexto da pandemia. Partiu-se do método dialético para pensar as políticas públicas de inclusão e acessibilidade a partir da ótica do Estado, visando, a partir dessa análise, apreender como se processam no objeto de estudo em análise. O recorte temporal da pesquisa foi o período de 2015 a 2021, acompanhando uma trajetória de seis anos de políticas públicas no munícipio de João Pessoas. Quanto aos recursos utilizados para a análise, utilizaram-se documentos oficiais: normas jurídicas, além de outros documentos de gestão, como síntese crítica das leis à luz da LBI, bem como projetos educacionais desenvolvidos no âmbito da Secretaria de Educação do Município.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo à Instituição - CARINA ELISABETH MACIEL