PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO RIBEIRO DOS SANTOS JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO RIBEIRO DOS SANTOS JÚNIOR
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O COMBATE E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais; Violência na escola; Bullying; Cyberbullying.
RESUMO: Vivemos hoje a transição da sociedade considerada da informação, marcada pela velocidade no processamento de dados, para a sociedade 5.0 caracterizada por uma convergência digital que busca a melhoria da qualidade de vida social através das tecnologias. Ademais, nossa sociedade também vivencia um problema crescente que tem causado angústia e medo: a violência escolar, que se manifesta principalmente por meio do Bullying e do Cyberbullying. Neste sentido, o presente trabalho objetiva investigar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas estratégias de prevenção da violência escolar nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas paraibanas. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, cujo algoritmo metodológico define, como etapas: a realização de uma pesquisa bibliográfica e documental alinhada a entrevista semiestruturada como coleta de dados; a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin para analisar e interpretar os dados; a construção de mapas conceituais para a construção de um protótipo de interface para uma plataforma a ser utilizada como recurso tecnológico no combate e prevenção da violência escolar; e a avaliação de usabilidade do protótipo criado por meio das heurísticas de Nilsen. A pesquisa tem como campo empírico, uma escola estadual e uma privada do município de João Pessoa.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES