PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Google meet (formato remoto) - meet.google.com/ibf-aqdi-jpx
TÍTULO: O IMPACTO DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS SALAS DE AULA MULTIANUAIS/MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO/NO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Salas multianuais. Educação no/do Campo. Concepções de Ensino. Práticas de ensino.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções de ensino que permeiam os discursos e as práticas de ensino de professores de salas multianuais/multisseriadas de escolas do/no campo. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar as concepções de ensino de professores que atuam na educação do/no campo, especificamente em salas de aula multianuais; b) descrever as práticas de ensino de professores que lecionam em salas multianuais de escolas do/no campo; e c) discutir como as concepções de ensino se entrelaçam nas práticas de professores de salas multianuais/multisseriadas. Para o embasamento de nossa pesquisa, nos pautamos nas dicussões de alguns autores que trarão o aporte teórico para a proposição do nosso estudo, entre eles: Arroyo (2007, 2010, 2012, 2014), Caldart (2004, 2011), Freire (1997, 2002, 2017), Libâneo (2002, 2013) e Mizukami (1986). Entrelaçando as perspectivas desses autores com o que pretendemos discutir em nossa pesquisa buscaremos estabelecer uma diálogo que traga reflexões e contribuições diante da (s) questão (ões) problema (s) desse estudo. No que tange a fundamentação do percurso metodológico, nos amparamos nas perspectivas de Lüdke e André (2020), Minayo (2009), Severino (2007), Gil (2008) e Bardin (2021). Essa pesquisa se caracteriza como descritiva e de campo, de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada e a obsersavação sistemática. Foram selecionados como colaboradores da pesquisa 3 professores que atuam em salas multianuais/multisseriadas de escolas do/no campo. Dessa forma observou-se a prática dos professores colaboradores de nossa pesquisa e colheu-se as falas através das entrevistas. Para analisarmos os dados, iremos nos utilizar da técnica de análise documental com base em Lüdke e André (2020) e análise de conteúdo amparado em Bardin (2021). Através da análise documental iremos analisar alguns planos de aula dos professores investigados, procedeu-se ainda a análise do Plano Municipal de Educação – PME e do Projeto Político Pedagógico. A análise de conteúdo nos possibilitará articular as perspectivas e proposições de nossos sujeitos colaboradores no sentido de através de suas falas trazidas por meio das entrevistas e de nossas observações podermos tecer uma linha interpretativa diante daquilo que buscamos investigar por meio de nossas questões problematizadoras no intuito de chegarmos a possíveis conclusões para essas.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO