PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ROGÉRIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ROGÉRIO DA SILVA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Remota - via google meet, link meet.google.com/eut-dcxb-qve
TÍTULO: RESISTÊNCIA E PERMANÊNCIA DA ESCOLA NO CAMPO A LUZ DAS CONCEPÇÕES DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO NO BREJO PARAIBANO.
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Fechamento e Resistência.
RESUMO: Nossa pesquisa, de caráter qualitativa, do tipo estudo de caso, debruça-se sob a temática da Educação do Campo, guiada pelos precursores da discussão a saber: Arroyo (1999, 2000, 2004, 2006, 2007, 2011); Caldart (1997, 2000, 2004, 2009); Fernandes (2004, 2006); Molina (2004, 2009) e Souza (2006), no contexto em que ocorrem o processo de fechamento, resistência e reabertura da Escola Municipal Maria Emília Maracajá. Temos como objetivo geral do estudo: Analisar o processo de ações educativas relatadas acerca da resistência da comunidade São José do Bonfim ao fechamento da Escola Municipal Maria Emília Maracajá. Especificamente buscamos ainda, entender o contexto em que ocorre o fechamento das escolas do campo, no município de Areia – Paraíba; compreender o contexto de resistência da Comunidade São José do Bonfim contra o fechamento da Escola Municipal Maria Emília Maracajá e analisar as percepções dos professores acerca das ações educativas de resistência relacionadas à pedagogia dos movimentos sociais do campo. Na primeira fase se faz uma Análise Documental, que explora todo o contexto de fechamento das escolas no campo no lócus pesquisado, em seguida são realizadas entrevistas semiestruturadas, com três professoras que vivenciaram todo o processo de fechamento, resistência e reabertura da escola, a fim de sistematizar os dados coletados, foi utilizado a análise categorial, a luz de Bardin. Visualiza-se preliminarmente em nossa pesquisa, a educação do campo como modelo pedagógico articulado com militância política e organização dos sujeitos, diante da constante ameaça da negação dos direitos dos povos campesinos.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES