PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: PAULO ROGERIO BARBOSA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROGERIO BARBOSA DO NASCIMENTO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ofv-kkht-kwh .
TÍTULO: A constituição dos saberes docentes para a Educação Inclusiva
PALAVRAS-CHAVES: Escola. Cotidiano. Experiência. Inclusão escolar. Saberes docentes
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: tese trata da temática constituição dos saberes docentes à inclusão escolar em um contexto de mudanças dos paradigmas da educação especial. Para a constituição da tese parte-se da questão da seguinte pesquisa: como professores da Educação Básica constituem, mobilizam e apreendem saberes docentes, e quais são esses saberes, considerando a sua atuação em salas de aulas inclusivas? O estudo parte da premissa epistemológica da Sociologia Compreensiva de Schütz (2018), e se constitui numa pesquisa qualitativa do tipo “história oral temática híbrida”. A pesquisa permitiu às professoras colaboradoras narrarem fatos e acontecimentos vivenciados, possibilitando ao pesquisador analisar e interpretar significados e sentidos, expressos e ou inferidos nas narrativas, considerando a triangulação com a literatura científica. As narrativas foram emitidas por três professoras com mais de dez anos de experiência no ensino inclusivo na primeira etapa do Ensino Fundamental. As categorias prévias do referencial teórico de análise foram: a) sentidos e significados da escola/inclusão e exclusão; b) o paradigma da inclusão escolar e decorrências pedagógicas; c) a formação e atuação do professor em contexto de inclusão escolar; d) o cotidiano docente como formativo; e) a experiência docente como formativa; e f) tipos de saberes docentes. A análise e interpretação dos dados seguiu a organização prescrita pela história oral (MEIHY, 2002), e foi complementada por uma adaptação da Análise de Conteúdo Interpretativa (MINAYO et al., 2013). As professoras reconheceram a escola como um importante referente social e com um constructo específico, apesar de considerarem o momento sociocultural desestabilizante quanto aos seus sentidos sociais em que vivenciaram crises de identidade docente e passam a investir na autoformação. O cotidiano foi vivido e compreendido como processo possível de subversão, criatividade e espaço das “artes do fazer”. Os saberes constituídos pelas professoras perpassaram o contexto macro, com a necessidade de compreender o paradigma da inclusão escolar; as deficiências e suas particularidades; o agir interdisciplinar e multiprofissional; e interatuar com diferentes planejamentos em uma mesma aula e diversificados processos de ensino. Em um contexto micro, evidenciou-se os saberes relativos à produção de materiais didáticos à capacidade de antecipação da professora às questões inviabilizadoras das aulas, potencializando, assim, o tempo pedagógico e as estratégias de ensino. Todavia, as docentes, ainda, se ressentem de formação colaborativa em rede, em que as experiências e ou os estudos de casos vividos possam ter lugar e, ao serem comunicados, discutidos e interpretados sob diferentes perspectivas teóricas, sejam os saberes docentes constituídos como numa espiral formativa.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS