PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE LINS DA SILVA FIRINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANE LINS DA SILVA FIRINO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: PEDAGOGIA JURÍDICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PEDAGOGIA E DE PEDAGOGAS NO JUDICIÁRIO PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Pedagogia Jurídica. Representações Sociais. Identidade Profissional.
RESUMO: A formação em Pedagogia é voltada, eminentemente, para a atuação em espaço escolar. Nas últimas décadas, observa-se um movimento, advindo da prática, de atuação de profissionais de Pedagogia em áreas não escolares, tais como a hospitalar, a empresarial e a jurídica, sendo esta última um campo emergente que vem sendo denominado de Pedagogia Jurídica. É neste novo campo de atuação que se situa o objeto de estudo desta pesquisa: as representações sociais de Pedagogia, Profissional de Pedagogia e atuação de pedagogas(os) no âmbito do Judiciário. Dessa forma, esta pesquisa visa compreender como as representações sociais de pedagogas e não-pedagogas(os) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) acerca da Pedagogia, da/o profissional e de sua atuação contribuem para a construção da identidade profissional das(os) pedagogas(os) jurídicas(os) e do campo da Pedagogia Jurídica. Considerando que as representações sociais determinam práticas, comportamentos, instituem lugares e contribuem para a formação de identidades, o argumento de tese é que as representações sociais acerca da Pedagogia e do lugar da(o) pedagoga(a), associadas à docência e, portanto, ao espaço escolar, dificultam a legitimação do saber pedagógico no âmbito do Judiciário e o estabelecimento de uma identidade profissional distinta da docência. Sendo assim, a questão que norteia a pesquisa é: Quais as representações sociais que as pedagogas e os/as demais profissionais que atuam nas equipes interprofissionais no TJPB têm a respeito da Pedagogia, da(o) profissional de Pedagogia e de sua atuação, e como essas representações influenciam na constituição da identidade profissional e do campo da Pedagogia Jurídica? Para responder a essa questão e ao objetivo geral, utiliza-se método quanti/qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário, com questões fechadas e abertas, e de entrevistas semiestruturadas realizadas com as pedagogas e demais integrantes das equipes interprofissionais (juízes, psicólogos(as) e assistentes sociais) do TJPB. Utilizando a Teoria das Representações Sociais como aporte teórico-metodológico, as análises dos dados serão realizadas por meio dos softwares OpenEvoc e Alceste. A tese estrutura-se em sete capítulos que destacam: (1) as implicações da pesquisadora com o campo e o objeto de estudo, sua problematização e a delineamento da pesquisa, como introdução; (2) a contextualização da inserção da Pedagogia no Judiciário; (3) um mapeamento das pesquisas científicas produzidas sobre a temática; (4) a compreensão do objeto de estudo no campo dos Estudos Culturais e da Pedagogia; (5) a abordagem teórico-metodológica da pesquisa; (6) a análise e discussão dos resultados; e, por fim, (7) as considerações finais. Para o texto de qualificação, apresentam-se os cinco primeiros capítulos.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA