PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: EDILEUZA RICARDO DA SILVA

DISCENTE: EDILEUZA RICARDO DA SILVA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ndm-gjfd-cwt
TÍTULO: SABERES E PRÁTICAS POPULARES EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM O QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS
PALAVRAS-CHAVES: Povos Quilombolas, Educação Popular, Educação Popular em Saúde, Práticas Populares em Saúde, Saberes Tradicionais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: As práticas culturais e a sabedoria popular acompanham a humanidade desde os princípios das civilizações. Seus traços, suas raízes, seus hábitos, saberes e costumes acompanham o nosso povo por longos anos. Este estudo vinculado à Linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba aborda as Práticas Populares em Saúde praticadas pelos povos quilombolas, tendo como campo empírico o Quilombo Caiana dos Crioulos, localizado na zona rural do município de Alagoa Grande na Paraíba. A presente dissertação tem como questão de pesquisa: “quais são os saberes e as práticas populares de saúde dos povos quilombolas em Caiana dos Crioulos e quais os processos educativos que por eles são desenvolvidos?”. Como objetivo geral, buscamos conhecer os processos educativos das práticas populares em saúde na comunidade, identificar seus processos educativos tradicionais, analisar como os saberes populares em saúde que são concebidos e valorizados pelos membros da comunidade, além de compreender como esses saberes são passados para as gerações mais novas. Metodologicamente o estudo segue uma abordagem Qualitativa, de caráter Etnográfico, fundamentando-se em autores e autoras da área da Educação Popular, a exemplo de Freire (1996), Calado (2014), Machado (2012), da área de Educação Popular em Saúde, como Vasconcelos (2001), Oliveira (2009), Lopes (2020), e sobre a cultura dos povos quilombolas e a perspectiva antirracista, tais como Gomes (2019), Ribeiro (2020), entre outros. O estudo está dividido em três etapas de construção teórico-metodológica. A revisão bibliográfica foi feita considerando dissertações e teses que encontramos em bancos de produção científica. Já no segundo momento fizemos uma pesquisa documental, em vídeos, documentários e reportagens os quais mostraram a origem e a realidade vivenciada pela comunidade, trouxeram-nos subsídios da atualidade e de antigamente, e no terceiro momento procedemos com uma observação participante, onde visitamos o território, acompanhamos algumas moradoras e conversamos com elas a respeito das suas vivências e suas práticas. Nossa visita de campo contou com o registro do diário de campo para um maior aprofundamento da abordagem ao objeto de pesquisa. Como resultado, apresentamos as narrativas das trajetórias e experiências de protagonistas comunitários, com evidenciação de suas principais práticas no cuidado em saúde e os saberes populares mais centrais construídos na comunidade estudada. A partir disso, problematizamos os apontamentos e as contribuições desses saberes e dessas práticas para o campo da Educação Popular em Saúde, trazendo em pauta debates e reflexões a respeito dessa temática. Acredita-se que este estudo contribuirá para fortalecer a evidenciação da relevância e do significado das Práticas Populares em Saúde, reforçando a centralidade da sabedoria dos povos quilombolas na produção de iniciativas de cuidado integral em saúde e de promoção do direito a saúde.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE