PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA PRAZERES FRANCA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA PRAZERES FRANCA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
DATA: 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: TÍTULO: O jovem autista: estratégias de acessibilidade no ensino híbrido nas capitais da Paraíba e de Pernambuco em 2020/2021.
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; Acessibilidade; Ensino Híbrido.
PÁGINAS: 101
RESUMO: RESUMO: Centrada na inclusão escola de duas capitais do nordeste durante os dois primeiros anos da pandemia a pesquisa intitulada como “O jovem autista: estratégias de acessibilidade no ensino híbrido nas capitais da Paraíba e de Pernambuco em 2020/2021” tem como objetivo geral analisar as estratégias de acessibilidade adotadas no ensino híbrido pelos professores e familiares de adolescentes e jovens com autismo nas capitais da Paraíba e Pernambuco em 2020/2021. E como objetivos específicos: investigar as estratégias de acessibilidade utilizadas pelos professores e familiares no ensino híbrido de jovens com autismo; identificar as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para superação do desafio do ensino híbrido; analisar os sentidos associados à acessibilidade, considerando o contexto e as relações de cada grupo; e catalogar estratégias de acessibilidade praticadas por professores e familiares para os jovens autistas no ensino híbrido. A partir das pesquisas bibliográficas realizamos um breve resgate do entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de 1911 a 2022, conhecendo o conceito sobre o TEA desde seus primeiros teóricos até a perspectiva do Manual de Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais, edição 5 (DSM- 5) e da Classificação Internacional de Doenças, edição 11 (CID 11). Para o embasamento legal de proteção específica sobre o TEA temos as políticas de proteção nas esferas federal e estadual. Também na pesquisa conheceremos sobre o que é o ensino híbrido e as estratégias de acessibilidade para a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista, sob a luz das acessibilidades: programática, arquitetônica/física, comunicacional, metodológica, instrumental, natural e atitudinal/social. Como pressuposto metodológico a pesquisa tem a natureza qualitativa, do tipo exploratória e analítica. A amostra contará com representantes de João Pessoa e de Recife. O instrumento utilizado foi um questionário do google forms aplicado através da mídia social com familiares e professores de adolescentes e jovens com TEA. Os resultados serão analisados e categorizados a partir da Análise de Conteúdo. Ao final pretende-se identificar e catalogar as estratégias de acessibilidade adotadas para os adolescentes e jovens com TEA no ensino híbrido durante os anos de 2020/2021 em João Pessoa e em Pernambuco.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Externo à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS