PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: HUMBERTO VIEIRA FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUMBERTO VIEIRA FARIAS
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Auditório do PPGE|CE|UFPB
TÍTULO: CURSOS SEMIPRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS (2000-2020)
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. EJA Semipresencial. Ensino Supletivo.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Todo cidadão brasileiro tem o direito constitucional de acessar a educação escolar. Com vistas a exercer esse direito, um contingente de jovens, adultos e idosos procura pelos sistemas públicos de educação de todo país que disponibilizam escolarização via cursos presenciais. Contudo, em alguns sistemas, há possibilidade de matrícula em cursos a distância ou por meio da oferta de cursos semipresenciais, que constituem o foco deste trabalho de tese, cujo objetivo foi identificar, a partir de pesquisas acadêmicas, impressões que justifiquem a oferta de escolarização semipresencial na EJA por se ajustar às necessidades do público jovem, adulto e idoso. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, alicerçado nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, e que recorreu aos trabalhos acadêmicos em nível de pós-graduação realizados entre os anos de 2000 e 2020. A partir da concepção teórica que norteia esta pesquisa, do apoio teórico de autores que discutem a EJA no Brasil, dos dados disponíveis no INEP e de informações presentes nas cinquenta e quatro pesquisas selecionadas, foi possível reconstruir a trajetória histórica dos cursos semipresenciais da EJA e discutir sobre o desenvolvimento dos referidos cursos no decorrer dos anos. Recorrendo à Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin (2011), enquanto metodologia apropriada para organizar informações, realizar interpretações e fazer inferências, analisar as impressões deixadas nas pesquisas a respeito dos cursos semipresenciais da EJA. Os resultados demonstram que existem situações que representam ajustes da oferta em relação ao público da modalidade e que, apesar dos aparentes desajustes observados, estes não têm relação com a mediação didático-pedagógica semipresencial, mas com situações envolvendo a atuação docente, a ausência de material didático adequado, a falta de formação continuada e a possível exclusão da oferta em relação às políticas para a educação, dentre outros. Por fim, a pesquisa indicou ainda que nos espaços onde ocorre a oferta da modalidade semipresencial da EJA, também ocorrem reajustes que aproximam ainda mais esse modelo de oferta às necessidades dos estudantes, que é desenvolvido por profissionais comprometidos e que acreditam na possibilidade de avançar, seja na promoção do diálogo, na valorização da presença dos estudantes, na utilização da tecnologia, na melhoria dos recursos didáticos, nas avaliações e nas práticas dos professores. Sendo assim, os resultados confirmam que os cursos semipresenciais da EJA se constituem numa oferta que se ajusta às condições de vida dos sujeitos jovens, adultos e idosos que demandam pela escolarização. Portanto, acreditamos que os cursos em questão devem ter o funcionamento mantido pelos sistemas de educação para que muitos sujeitos possam ter a oportunidade de acessar, permanecer e concluir a escolaridade básica.
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA