PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS JUSSARA DE OLIVEIRA GUEDES ISIDRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS JUSSARA DE OLIVEIRA GUEDES ISIDRO
DATA: 07/10/2022
LOCAL: SALA DO HISTEDBR
TÍTULO: Nena Garcez: pioneirismo e missão educacional (1898 a 1937)
PALAVRAS-CHAVES: Biografia. História de Vida. Umbelina Garcez. Mamanguape-PB.
RESUMO: Esta tese é um estudo em História da Educação que tem como objetivo compor a história de vida e formação da professora Umbelina Garcez, também conhecida como Nena, dando visibilidade a ela enquanto sujeito histórico que participou da expansão da educação pública no interior da Paraíba. Centrada nas especificidades e particularidades da vida desta educadora, desenvolvemos um trabalho biográfico que considera a pertinência e relevância da pesquisa acerca da profissão docente pois o itinerário individual é representativo e, por meio dele, é possível apreender também os caminhos percorridos pelo sistema educacional paraibano em direção à sua estruturação, visto que a formação de Nena Garcez como aluna da Escola Normal e sua atuação como professora de cadeiras isoladas no município de Mamanguape ocorreu concomitantemente ao processo de expansão e organização do sistema público do ensino paraibano. Objetivamos também compreender as dinâmicas socioculturais peculiares desta temporalidade, ampliando o olhar para os processos de escolarização, a legislação educacional vigente, as relações de poder presentes nas interações educativas, as relações de gênero incidentes no exercício do magistério, além dos aspectos políticos e econômicos da educação paraibana do período de 1898 a 1937. Traçar a trajetória da professora Umbelina Garcez se justifica pela possibilidade de trazer à baila e dar visibilidade a história de vida desta educadora, efetivando o compromisso de reconstruir historicamente a trajetória individual de uma mulher que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da educação de Mamanguape – PB, mas não foi contemplada pela história oficial. Recorremos a Nova História Cultural como referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e a História Oral como metodologia que perpassa os estudos empreendidos por meio do testemunho de familiares, ex-alunos e conhecidos que conviveram com a professora, embora apontemos o entrecruzamento com fontes documentais diversas, como documentos oficiais e não oficiais, jornais, periódicos, documentos pessoais, livros, fotografias, entre outros. Para situar epistemologicamente a pesquisa nos debates teóricos da historiografia contemporânea, centramos a atenção nas acepções de biografia, história de vida, memória e oralidade, utilizando as contribuições teóricas de Dosse (2009), Levi (2006), Avelar e Schmidt (2012 e 2018), Loriga (2011), Burke (1990 e 2004) e Chartier (1994 e 1990). O Paradigma Indiciário, contribuição de Ginzburg (1979), que suscita a prática de rastreamento de sinais, indícios e signos também se faz presente na pesquisa por meio da postura investigativa que assume-se ao seguir os rastros deixados pelos documentos, discursos e depoimentos que envolvem a professora pesquisada. Registro histórico relevante para o município de Mamanguape, a biografia de Umbelina Garcez possibilita o resgate da história da primeira professora a exercer à docência como educadora formada pela Escola Normal e nomeada pelo poder público em Mamanguape-PB, cidade que apesar de tê-la homenageado colocando seu nome em uma escola estadual, pouco sabe a seu respeito.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO