PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SOARES VANDERLEY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA SOARES VANDERLEY
DATA: 30/09/2022
LOCAL: meet.google.com/buz-rcgy-gwg
TÍTULO: O ensino de Ciências por investigação e a experimentação didática em atividades práticas propostas em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências por Investigação. Experimentação Didática. Atividades Práticas. Livros didáticos.
RESUMO: Diferentemente da tradicional, as Metodologias Ativas permitem uma práxis pedagógica capaz de ir além da mera transmissão de conhecimento. São formas inovadoras de educar, que estimulam a aprendizagem e a participação do aluno em sala de aula, fazendo com que ele mantenha uma postura ativa diante do seu aprendizado, sendo desafiado através de problemas que o permite investigar para descobrir soluções. No ensino de ciências, por sua vez, o uso de metodologias ativas se torna ainda mais essencial, pois é preciso que os alunos interajam com o ambiente ao seu redor e o compreenda. Para isso, podem ser utilizadas estratégias metodológicas investigativas no intuito de colaborar para a superação de modelos tradicionais de ensino, tornando assim as aulas mais atrativas, nas quais as interações aconteçam. O ensino por investigação pode ser considerado uma abordagem metodológica ativa de ensino onde o professor incentivará os alunos à buscarem soluções para os problemas propostos e não, apenas, aceite o que o lhe é imposto. Sabemos que a contextualização é importante para a aprendizagem, e o ensino de ciências por investigação surge como ferramenta metodológica apropriada a essa prática. Pois, se apresenta como uma prática pedagógica que considera a relação dialógica, o conhecimento prévio, a participação dos alunos, bem como o levantamento e a resolução de problemas. Na disciplina de ciências um importante aliado na construção do conhecimento por parte do aluno é o livro didático, pois diante de atividades práticas e experimentais, e com a mediação do professor, os alunos conseguem trabalhar coletivamente em busca de soluções para os desafios propostos. Assim, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, onde tomamos os livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental como objetos de estudo, para fazermos uma análise das atividades práticas e experimentais, sob a ótica do ensino por investigação e da experimentação didática e de orientações teóricas do campo da Didática das Ciências sobre Atividades Práticas no processo de ensino e aprendizagem.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO