PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LEDY CARVALHO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ LEDY CARVALHO SANTOS
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Via remota, no endereço - https://meet.google.com/vur-cdwj-qsu
TÍTULO: EXTENSÃO POPULAR E EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA DESCOLONIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA__
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Popular. Educação Popular. Descolonialidade. Práticas Educativas. Extensão Universitária.
RESUMO: O presente estudo traz uma compreensão sobre a Extensão Popular na universidade, tomando como pressupostos as práticas educativas da Educação Popular no âmbito da extensão universitária, observando as ações de extensão desenvolvidas pelo projeto de extensão Universidade Popular Vale do Gurguéia, na universidade Federal do Piauí. Desde o surgimento da extensão na universidade observa-se uma relação de hegemonia e hierarquia de saberes produzidos na universidade em relação aos conhecimentos produzidos nas comunidades. Há nesse sentido um grau elevado de superioridade do conhecimento científico, afirmado por um paradigma de ciência europeizado do Norte, que historicamente tem dado notoriedade e validade a esses conhecimentos em relação aos conhecimentos do Sul, aspecto potencializado sob o processo de dominação e subordinação por meio da colonização. Tal dominação expressada no campo saber desencadeou resistências para a superação desse paradigma a partir da cultura e conhecimentos do Sul, sobretudo, da América Latina, numa perspectiva filosófica decolonial e descolonial. Nesse sentido discorremos também sobre uma reflexão sobre potencialidades, desafios e possibilidades para a ressignificação da extensão universitária pelo pensamento descolonial por meio da Extensão Popular e práticas educativas da Educação Popular. O processo metodológico orienta-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com reflexões construídas a partir de leituras de materiais impressos e meio digital, que trazem elementos interessantes sobre a temática investigada e, das experiências e vivencias acumuladas no projeto de extensão Universidade Popular Vale do Gurguéia, na UFPI. Nas análises foi adotado o método hermenêutico-dialético, onde a construção do referencial teórico fundamentou-se nas produções epistemológicas de autoras e autores da Extensão Popular, Educação Popular, das pedagogias e filosofia da América Latina e da Extensão Universitária. O percurso até aqui trilhado evidencia algumas potencialidades e desafios da Extensão Popular em seu processo de promover uma ressignificação das práticas extensionistas na universidade, por meio da superação do paradigma hegemônico de extensão, através da construção de uma perspectiva descolonial dentro e fora do espaço acadêmico. Essa perspectiva tem buscado ressignificar também as relações entre universidade e comunidade de maneira que não haja uma sobreposição de conhecimentos e menosprezo pelos saberes populares. Existe uma nova racionalidade em curso evidenciando outras formas para a produção de conhecimento a partir do Sul.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA