PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYAM DE ANDRADE BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYAM DE ANDRADE BEZERRA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: meet.google.com/hht-pbup-vwp
TÍTULO: PAPEL POTENCIALIZADOR DO ENSINO NA ATIVIDADE PRINCIPAL DA CRIANÇA: contribuições da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica para promoção da educação desenvolvente na Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Atividade de ensino. Atividade principal. Educação Infantil. Educação desenvolvente.
RESUMO: O presente trabalho busca refletir sobre o papel potencializador da atividade de ensino na constituição da atividade principal da criança na Educação Infantil. Desse modo, objetiva compreender a concepção do(a) docente da Educação Infantil sobre seu papel na constituição do psiquismo infantil, na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural e na Pedagogia Histórico-crítica. Partimos de uma aproximação com a prática social, alicerçada nos fundamentos filosóficos e metodológicos do materialismo histórico-dialético, na qual busca a compreensão do objeto de estudo em sua historicidade, percebendo seu movimento histórico, sua gênese e transformação. Para tanto, a captura da estrutura e da dinâmica do objeto investigado, desvelando suas reais conexões e relações objetivas da atividade de ensino e da atividade principal da criança foi fundamental para esta investigação. Assim, nosso argumento de tese é: o(a) docente que compreende o papel potencializador da atividade de ensino e opera na atividade principal da criança na Educação Infantil pode contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo infantil, visando à superação da dicotomia na ação docente da creche ao Ensino Fundamental. A pesquisa empírica foi realizada com 2 (duas) professoras de Educação Infantil que trabalham em 2 (dois) Centros de Referência em Educação Infantil da rede municipal de João Pessoa-PB. A entrevista semiestruturada constituiu-se como principal instrumento de coleta de informações. A referida investigação parte da compreensão que há uma dicotomia entre educação escolar e Educação Infantil, além da estigmatização do ensino nessa etapa educacional, vinculando-o à pedagogia tradicional e a mera transmissão de saberes mecânicos. Por fim, à luz da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica compreendemos o papel central da educação escolar e do ensino no desenvolvimento do psiquismo da criança na Educação Infantil. Portanto, uma atividade de ensino intencional, sistematizada e orientada à transmissão dos conhecimentos científicos, visando uma educação desenvolvente.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO