PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLARA DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLARA DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DAS INFÂNCIAS CAMPONESAS PARA UMA EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação do Campo. Infância Camponesa. Escola do Campo.
RESUMO: O trabalho emerge a partir da triangulação de três categorias: a Infância Camponesa, a Educação do Campo e a Educação Popular. Elegemos como objetivo geral analisar o olhar das crianças sobre seus anseios e vivências em seus espaços sociocultural, identitário e lúdico no Assentamento Chico Mendes I e suas contribuições para a construção de uma organização pedagógica escolar de acordo com a Educação Popular do Campo. A pesquisa é norteada pelos seguintes objetivos específicos: a) Investigar as visões construídas pela professora e gestora da escola do Assentamento Chico Mendes, Riachão do Poço – PB sobre as infâncias no campo; b) Identificar a partir do olhar das crianças os seus anseios e vivencias nos espaços sociocultural, identitário e lúdico no Assentamento Chico Mendes I – Riachão do Poço/PB; c) Analisar as contribuições das crianças em seus distintos espaços como subsídio para a construção de uma organização pedagógica da escola que efetive o que preconiza a Educação Popular do Campo. Nossa pesquisa se baseou metodologicamente nos princípios da Educação Popular do Campo, buscando, como realça Freire (1967), um método ativo, dialogal, crítico e criticizador. O trabalho deu-se por uma abordagem qualitativa, realizamos procedimentos como: estudo da arte, estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: CORSO; PIETROBON (2009), FELIPE (2013), GOBBI; FINCO (2013), MST (1997), CASTILHO; LATAPÍ (1985). BRANDÃO; ASSUMPÇÃO (2009). FREIRE (1967), (1980), (2005). Melo Neto (2020); Arroyo (2008). Batista (2010); Caldart (2004). MOLINA (2012). No prisma teórico-metodológico, este trabalho se fundamentou na abordagem da Sociologia da Infância, defendida por Sarmento (2004; 2005; 2007), Corsaro (2002; 2009; 2011), Luz (2008), Müller e Carvalho (2009) e Abramowicz e Oliveira (2010), para os quais as crianças são capazes de realizar interações e dar sentido às suas ações, como sujeitos sociais, como seres ativos capazes de construir, transformar e (re)inventar. Os sujeitos da nossa pesquisa são: a Professora, a Gestora e vinte (20) Crianças Camponesas estudantes da turma multisseriada de 3º, 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da escola do Assentamento Chico Mendes. O campo da Educação Popular do Campo é um território com especificidades e modos de vida próprios e diversificados, o que vai redundar em infâncias que guardam diferentes características e formas de vida, modos de pensar e viver, nossa a perspectiva de que as crianças expressam as questões sociais dos espaços de vivência nos quais se inserem. E, se consideradas, essas expressões das infâncias camponesas podem colaborar para uma organização pedagógica da escola que efetive o que preconiza a Educação Popular do Campo.
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE