PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILTON FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILTON FERREIRA DA SILVA
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA ESCOLA EDMILSOM BALTAZAR DE MENDONÇA NA COMUNIDADE DE TAUMATÁ, MARÍ-PB: APROXIMAÇÕES COM OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Escola do Campo. Práticas Pedagógicas. Escola do Campo.
RESUMO: A presente pesquisa faz parte de um estudo de mestrado que privilegia elementos teórico e prático relacionados à temática da Educação do Campo, tendo como objeto de estudo as práticas pedagógicas dos professores na Escola Edmilsom Baltazar de Mendonça na Comunidade de Taumatá, Marí-PB. A pesquisa apresenta as seguintes questões-problema: como são desenvolvidas as práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta unidade de ensino? As práticas se aproximam dos princípios da Educação do Campo? A proposta pedagógica e o PPP apresentam os princípios da Educação do Campo? O objetivo geral da pesquisa é analisar as “práticas pedagógicas” dos professores buscando identificar se nelas estão presentes “princípios da Educação do Campo”. Como objetivos específicos: Identificar os princípios da Educação do Campo presentes nos documentos do Movimento Por uma Educação do Campo e nos documentos da política pública de educação do campo; Analisar no PPP e no currículo da Escola se os princípios da Educação do Campo são evidenciados e Investigar as práticas pedagógicas dos professores, e as ações desenvolvidas no cotidiano escolar para verificar se há a presença dos princípios da Educação do Campo. Como aporte teórico da Educação do Campo, temos: Caldart (2002, 2003, 2004, 2005, 2009, 2011 e 2012), Batista (2016) Costa (2019), Alencar (2015), Bizerra (2020), Vieiro e Medeiro (2018), com os quais buscamos afirmar que a educação está enraizada historicamente na memoria, no modo de vida e cultura de seu povo chegando assim à concepção e os princípios da Educação do Campo. Na categoria práticas pedagógicas buscamos como referência: Batista (2016), Silva (2017), Souza (2005), Souza (2009) e Veiga (1992). A pesquisa está sendo realizada numa abordagem qualitativa e para fins de organização, elegemos os seguintes instrumentos de coleta dos dados a entrevista semiestruturada, a observação participante, e o diário de campo. Como técnica para analisar os dados gerados, nos aproximamos da análise de conteúdo de Bardin (2011), para podermos observar as práticas pedagógicas dos/as professores/as e documentos regulatórios da Educação do Campo. As análises das práticas pedagógicas nos permitirá compreender os caminhos para se construir um projeto de educação do campo pautado na vida dos povos do campo como sujeitos construtores de conhecimentos, histórias e assim fortalecer a luta camponesa. Assim, esse objeto de estudo, estará estabelecendo relações sociais e políticas no contexto situacional das práticas pedagógicas de uma escola da Educação do Campo.
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA