PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA PALOMA CABRAL BORBA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA PALOMA CABRAL BORBA
DATA: 23/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Remota
TÍTULO: Educação, identidade e reconhecimento: Dona Irene e o Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação, Trajetória de vida, museus comunitários, mestre da cultura popular
PÁGINAS: 85
RESUMO: A proposta de investigação deste trabalho é a trajetória de Dona Irene Pimentel, mestre da cultura popular no município de João Pessoa, na sua dimensão social, política e educacional, catalisada e refratada pelo Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa (MPVJP). Dessa forma, nos questionamos como os museus comunitários (especificamente o MPVJP) participam na construção de identidades de resistência e que tipo de papel as lideranças comunitárias, como Dona Irene, exercem nas construções sociais e educacionais nesses espaços. Essa problemática dialoga com a tradição de pesquisa, na linha de História da Educação, ligada às trajetórias de vida e História Cultural. A proposta, portanto, considera as relações dos processos educativos estruturados pelo MPVJP e da relação de preservação e vivência de referências histórico-culturais territorializadas em que se ressignifica o sentido contemplativo de um acervo museológico tradicional, integrando o cotidiano como prática objetiva, sustentado por estratégias inventivas que refletem, inclusive, na forma de atuar na vida social e política de um território. Considerando as particularidades e, sobretudo, a contemporaneidade do nosso objeto, elegemos as lentes da historiografia do tempo presente como parâmetro de leitura de nossa análise. Esse construto parece ser o mais adequado em relação à nossa investigação, visto que estamos propondo analisar a trajetória de vida de Dona Irene cruzada com a atuação do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, no contexto da comunidade tradicional dos pescadores da Penha em sua luta pela regularização fundiária daquele território. Dessa forma, seguindo os rigores científicos próprios de uma investigação dessa natureza, nos utilizaremos de um rol diverso de fontes, no sentido de desenvolver uma interação dinâmica com nosso objeto, partindo daquilo que se destaca como característica fundamental de um processo de pesquisa qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica e documental como fontes basilares de coleta de dados e produção do conhecimento, utilizaremos a História Oral como abordagem metodológica, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. As análises serão pautadas pelos parâmetros dimensionais da análise de conteúdo, destacando o significado simbólico que os indivíduos atribuem às suas vivências.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo ao Programa - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY
Externo à Instituição - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JÚNIOR
Externo à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO
Externo à Instituição - MAURO CASTILHO GONÇALVES