PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER LEITE RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WAGNER LEITE RIBEIRO
DATA: 04/11/2022
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: DESVELANDO A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) A PARTIR DA VISÃO DOS GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Autoavaliação. Avaliação Institucional. CPA. SINAES. UFPB.
RESUMO: Este projeto está vinculado aos estudos relativos à Avaliação da Educação Superior e suas Políticas Públicas, problemáticas correlacionadas à linha de pesquisa Políticas Educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se direcionará à Autoavaliação Institucional, considerando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e tendo como objetivo analisar o papel da autoavaliação institucional e suas repercussões no processo de tomada de decisão da UFPB, a partir da ótica dos gestores da Comissão Própria de Avaliação (CPA) a fim de possibilitar a melhoria da qualidade do processo. Para tanto, a base teórica e conceitual utilizada contemplou as concepções de Estado Avaliador e Regulador, as Políticas Educacionais e, mais especificamente, o SINAES. Assim, serão analisadas as experiências de autoavaliação institucionais da UFPB, desenvolvidas nos últimos 05 (cinco) anos, mais especificamente no período compreendido entre 2017 e 2021. Com a finalidade de alcançar o objetivo geral dessa investigação, buscar-se-á conhecer as trajetórias, desmembramentos e avanços da UFPB em termos de Avaliação Institucional, a partir dos resultados evidenciados nos Relatórios de Avaliação Institucional Interna (RAAI’S), elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, por isso, optou-se pelo estudo de caso como método de pesquisa. Como estratégia para desenvolver o estudo empírico, serão realizadas entrevistas com os gestores da CPA a fim de que sejam identificadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no âmbito da instituição, considerando a utilização da Matriz SWOT como ferramenta para análise e interpretação dos dados. Por se configurar em uma pesquisa em andamento, espera-se que os resultados obtidos pela pesquisa possibilitem desvelar como ocorre a Autoavaliação Institucional na UFPB e se constituam como subsídios para a melhoria da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES