PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: THEOFFILLO DA SILVA LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THEOFFILLO DA SILVA LOPES
DATA: 07/12/2022
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: possibilidades emancipatórias em Licenciaturas da UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Emancipação. Formação Inicial de Professores. Pesquisa-Ação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Este estudo se desenvolveu em uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação sobre a prática e as discussões da Educação Ambiental Crítica na Formação Inicial de Professores/as. Na perspectiva das demandas sociais sobre a educação, a partir dos novos saberes científicos, filosóficos, tecnológicos e teóricos sobre os problemas ambientais que a humanidade enfrenta na atualidade, e como esses saberes e suas problemáticas necessitam estar presente na formação dos profissionais que atuarão nas práticas educativas, este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de ressignificação de concepções/ações sobre Educação Ambiental, através de um processo de formação complementar, desenvolvido de forma crítica na formação inicial de professores/as dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Geografia e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. Nesse sentido, em coerência com premissas críticas da pesquisa em educação, o estudo teve como orientação epistemológica o Materialismo Histórico Dialético, compreendendo o caráter não neutro da educação e da investigação e esteve ancorado em uma Pesquisa-Ação, realizada a partir de um curso de formação complementar sobre a Educação Ambiental Crítica, oferecido a estudantes das licenciaturas aqui investigadas, garantindo a adesão e participação dos mesmos, de forma prático-interpretativa e mediante ações críticas. Para a realização dos objetivos da pesquisa ainda foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e aplicado um questionário semiestruturado aos participantes da pesquisa. A análise dos resultados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo em uma perspectiva crítica, que caminha com pressupostos da investigação como uma construção real da sociedade e expressão da existência humana. Os resultados demonstram que os aspectos ambientais presentes nos PPCs, que apresentam a totalidade das problemáticas ambientais, estão concentrados nas disciplinas optativas dos cursos, enquanto as disciplinas obrigatórias se detêm nos aspectos naturais. Essas características conflitivas encontradas nos currículos são refletidas nas concepções dos/as estudantes, revelando que, mesmo compreendendo a finalidade da EA de forma crítica, suas concepções sobre conceitos, objetivos, abordagem da temática e conteúdos e temas a serem trabalhados, ainda caminham em uma tendência Conservadora da EA. Em outra via, foi possível verificar que práticas críticas, que incluem a práxis educativa de ação-reflexão-ação, puderam suscitar novas concepções, construindo coletivamente novas posturas diante de si, do mundo, do outro e da natureza. Dialeticamente, compreendendo o caráter de historicidade, do devir e do contraditório da realidade concreta, considera-se a necessidade de uma prática educativa ambiental problematizadora na formação inicial de professores/as, que se ancora na práxis e na dialética existente na educação e nas problemáticas ambientais, rompendo com os paradigmas positivistas, tradicionais e pragmáticos, coerente com fundamentos teóricos, epistemológicos, metodológicos e ontológicos das teorias críticas da educação.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA