PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO GUERREIRO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO GUERREIRO DE ALMEIDA
DATA: 24/11/2022
LOCAL: No endereço eletrônico: meet.google.com/gzd-ggng-enp
TÍTULO: Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé: Educação do Campo e territorialização da Agroecologia
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação do Campo. Agroecologia. Camponês. Comunidade.
RESUMO: Esta pesquisa busca perceber a atuação educativa e comunitária da Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé e sua Associação, investigando suas contribuições para a organização e participação sociopolítica camponesa, construída por meio da territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe. A EFA Jaguaribana encontra-se localizada na comunidade Olho D’água dos Currais, no município de Tabuleiro do Norte-Ceará, mas sua atuação se expande para além das dinâmicas municipais. Além da oferta de um Curso Técnico em Agropecuária, a EFA Jaguaribana, por meio de sua Associação - a AEFAJA -, desenvolve projetos de Assessoria Técnica e Acompanhamento aos camponeses da região jaguaribana, num viés agroecológico. Consideramos, assim, que essa atuação voltada ao desenvolvimento dos territórios camponeses e à transição agroecológica promove uma territorialização da Agroecologia, a qual também é precedida por uma inserção comunitária e processos educativo-políticos. Para o desenvolvimento da pesquisa, faremos uma análise de referenciais pertinentes à Educação do Campo e à Agroecologia, seguidos das suas interfaces com a Educação Popular. Os documentos institucionais da Escola e de sua Associação, tais como o Projeto Político Pedagógico e Memórias Institucionais e não institucionais (fotografias, boletins, cards e outros) também serão consultados, a fim de compreender a sua identidade e principais atividades desenvolvidas. Na pesquisa de campo, faremos observações in loco, na própria EFA Jaguaribana, e nas comunidades dos educandos e de demais camponeses atendidos pela AEFAJA, visando perceber as estratégias e contribuições da instituição de ensino para a organização e participação sociopolítica camponesa. Nestes momentos, também serão entrevistados os diversos sujeitos que compõem a EFA Jaguaribana e a AEFAJA, como forma de conhecer as dinâmicas da instituição de ensino e o processo de territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE