PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA DA MOTA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA DA MOTA FONSECA
DATA: 06/12/2022
LOCAL: Auditório do PPGE/Híbrido
TÍTULO: O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO COMO SENTIDO DE VIDA PARA IDOSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Idosos. Escolarização de Idosos. Sentido de Vida. Qualidade de Vida.
RESUMO: Ao trazer o idoso como objeto de estudo, dentro do contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), busca-se entender de que forma a educação impacta na sua qualidade de vida e modifica/auxilia em seu sentido de vida. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção de estudantes idosos matriculados na EJA sobre o processo de escolarização e sua contribuição para o sentido de vida. Os objetivos específicos são: (i) identificar, junto aos/às discentes idosos/as da EJA, qual o significado de sentido de vida que possuem; (ii) investigar as implicações do processo de escolarização na vida de alunos/as idosos/as da EJA; e (iii) analisar, a partir da percepção dos/as idosos/as estudantes da EJA, como a escola tem colaborado para atenuar os problemas relativos ao processo do envelhecimento e para a construção de um sentido de vida. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de enfoque fenomenológico, e será desenvolvida em escolas que ofertam a modalidade em tela, no município de João Pessoa-PB, com estudantes acima de 60 anos de idade. Para tanto, planejam-se cumprir os seguintes procedimentos: observação participante; e entrevistas semiestruturadas. Nesse sentido, pretende-se fazer observações durante as aulas, nos intervalos e na realização das entrevistas, já que serão trabalhados conceitos abstratos, como “percepção” e “sentido de vida”. Para a análise dos dados, será utilizada a Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011). No que diz respeito ao aporte teórico, o presente estudo apoia-se em Jacon (2019), Scortegagna (2016), Prestes (2019), Freire (1967; 1987; 1997), Silva (2022), Frankl (2008), entre outros. Espera-se alcançar, como resultado, a identificação de que a escolarização na EJA proporciona à pessoa idosa uma melhor qualidade de vida, um propósito a ser seguido, o encontro de um sentido de vida. EJA. Idosos. Escolarização de Idosos. Sentido de Vida. Qualidade de Vida.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA