PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SAULO JOSE VELOSO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAULO JOSE VELOSO DE ANDRADE
DATA: 07/12/2022
LOCAL: Auditório do Centro de Educação da UFPB
TÍTULO: RETORNO E PERMANÊNCIA DE IDOSOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Idosos. Escola. Envelhecimento populacional. Educação de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: A presente tese versa sobre o retorno e a permanência de idosos no ambiente escolar, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Esse fato acontece em decorrência do envelhecimento populacional brasileiro, fenômeno atestado pelos dados oficiais do país. O retorno e a permanência deste contingente à sala de aula estão ancorados no direito à educação, conforme legislação específica vigente. A educação para esse público se revela como um elemento a serviço da emancipação do indivíduo, possibilitando a superação de estigmas, preconceitos e marginalização, ainda sofridos por essa população. O estudo ateve-se a seguinte problemática: como é efetivado o direito humano e constitucional à educação dos idosos a partir do retorno destes à escola através da EJA? O objetivo geral visou analisar as razões pelas quais idosos, matriculados na EJA no município de João Pessoa-PB, retornam e permanecem em sala de aula, e, os específicos, propõem-se a refletir sobre o processo de envelhecimento e suas implicações no cotidiano dos idosos, problematizar a Educação de Jovens e Adultos em diferentes dimensões e perspectivas para atendimento ao idoso, descrever os principais desafios que os alunos idosos enfrentam ao retornar à sala de aula, e identificar o valor social que os idosos atribuem à escola. A pesquisa está embasada em documentos como a Constituição Federal (CF), de 1988; o Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), de 2003; e a Política Nacional do Idoso (PNI), de 1994. Além desses, apoiamo-nos em estudos cunhados por Camarano e Pasinato (2004), Schneider e Irigaray (2008), Scortegagna e Oliveira (2010), Pereira (2012) e Camarano (2016), os quais, alinhados a tantos outros, tornam-se artefatos teórico-metodológicos que dão sustentação conceitual. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Foram ouvidos 11 (onze) idosos matriculados na EJA, entre os meses de abril e maio de 2022, nas cinco escolas que registraram os maiores quantitativos dessas matrículas, entre 2011 e 2020, no município de João Pessoa-PB. Utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada, e as falas geradas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). Os resultados indicam que, ao estarem na escola, os estudantes idosos permanecem em sala de aula porque almejam o bem-estar, a formação profissional, a conquista da autonomia e o exercício da memória, ressignificando sua forma de ser e estar na velhice. Os dados ainda reforçam a necessidade de uma educação que considere as orientações presentes na PNI e no EPI, para garantir não apenas o acesso, mas a sua permanência no espaço escolar. Concluímos que o modelo de educação vigente na EJA torna-se antagônico, por não estar alinhado com a realidade e as especificidades dos idosos, reforçando a seguinte tese: o retorno e a permanência de alunos idosos, matriculados na EJA, no município de João Pessoa-PB, são motivados por interesses relacionados à convivência com seus pares e amigos, além da realização pessoal na velhice, e não exclusivamente pelo processo de escolarização.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES