PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DE FARIAS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DE FARIAS FERREIRA
DATA: 31/10/2022
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO NA PARAÍBA E SEUS PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ZEBELÊ (PB)
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: O estudo investigativo objetiva entender como os acontecimentos políticos e os eventos históricos influenciam direta e indiretamente a formulação e implementação de políticas educacionais de alfabetização no município de Zebelê, do Estado da Paraíba nos últimos dez anos. Tendo como questão norteadora da pesquisa “Como aconteceu o processo de objetivação das políticas públicas educacionais de alfabetização no município de Zebelê (PB)?”, o presente estudo procura-se compreender de que forma os agentes institucionais organizam as regras, procedimentos e mediações que regulam as relações entre poder público e sociedade no efetivo processo de implementação dessas políticas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apela à lógica dialética para, desde os fundamentos do materialismo histórico e dialético, poder compreender o papel que ocupam as políticas educacionais de alfabetização no contexto de uma sociedade que é influenciada por perspectivas pós-modernas nessa matéria. Por conta disso, o predomínio da fragmentação e da superespecialização terminam prejudicando os processos de objetivação das políticas de alfabetização no Estado da Paraíba. Apelando a técnicas da pesquisa participante, foi realizado um estudo de caso numa escola municipal no município de Zebelê. O estudo conclui de maneira preliminar o seguinte: as políticas públicas de alfabetização, quando elas se alicerçam e trabalham desde perspectivas pedagógicas críticas, propiciam no interior da escola processos democráticos de acesso ao conhecimento. Nesse sentido, um processo de alfabetização crítico permite rompem a lógica social excludente, que marginalizas as camadas populares e aos filhos da classe trabalhadora do acesso ao conhecimento produzido pela humanidade na sua vida em sociedade.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA