PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA PORCINA DE MACEDO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA PORCINA DE MACEDO SANTOS
DATA: 25/11/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO: CIBERESPAÇO E MULTILETRAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Prática Pedagógica; Ciberespaço; Multiletramento; Ensino Remoto Emergencial; Ferramentas Digitais.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Em tempos de pandemia, novas ferramentas digitais puderam ser problematizadas e discutidas, com o objetivo de adaptá-las e encará-las como meio didático, a fim de reorganizar e redirecionar o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas, no contexto do ciberespaço e multiletramento, de docentes que atuam no itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias em uma escola pública estadual da Paraíba durante o ensino remoto emergencial. Este estudo é de natureza qualitativa, cujo percurso metodológico foi delineado pelo método fenomenológico apresentado por Husserl (1975; 1990; 2006), tendo como lócus uma Escola Cidadã Integral Técnica de Ensino Médio, localizada no interior do estado da Paraíba. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista, tendo como instrumento o roteiro semiestruturado, cujos sujeitos da pesquisa são os docentes do itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias da referida escola. A técnica de análise dos dados foi norteada pela teoria de Bardin (2011; 2016), no prisma da análise temática categorial. Nessa direção, buscamos um aparato teórico sobre ciberespaço à luz de Pierre Levy (1999; 2000; 2077; 2009; 2010) e sobre o multiletramento de Roxane Rojo (2012; 2013); sobre as Práticas Pedagógicas Modernas discorreremos à luz de Franco (2015), Sacristán (1999) e Libâneo (2005); quanto às práticas de linguagens, os itinerários formativos e as competências gerais faremos uso do documento da BNCC (2017; 2018) para nos nortearmos. Após uma breve discussão sobre o ensino remoto emergencial e os novos espaços de aprendizagem, expomos a pesquisa de campo que está dividida em seções que remetem às três formas de descrição fenomenológica – noema, noese e variação eidética, para então começar a analisar as categorias analíticas e empíricas com olhar criterioso, enriquecendo a pesquisa com teorias que são pertinentes para uma melhor compreensão do nosso objeto. Assim, a partir da análise das categorias apresentadas, evidencia-se que, apesar de o ensino remoto emergencial ter alguns pontos que foram satisfatórios para a prática docente em algumas situações, a desigualdade social e a falta de inclusão digital por parte principalmente dos discentes, ocasionou impactos negativos na leitura, escrita, conhecimento de mundo, produção e interpretação textual no processo de aprendizagem que já estão sendo sentidos com o retorno às aulas na modalidade híbrida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo à Instituição - DORIVALDO ALVES SALUSTIANO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA DE SOUZA AQUINO