PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: HEDGARD RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEDGARD RODRIGUES DA SILVA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/kuj-quhc-tei
TÍTULO: O TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Programa de Educação Integral da Paraíba. Trabalho Docente. Política Educacional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Consta nesse texto o relatório parcial da pesquisa de tese intitulada “O Trabalho Docente no Programa de Educação Integral da Paraíba” desenvolvido no curso de doutorado em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, iniciado em 2019 com previsão de conclusão até dezembro de 2022. O objetivo do presente documento é apresentar como a pesquisa está sendo desenvolvida e qual o patamar de sua produção, as etapas e créditos cumpridos, os estudos e discussões alcançados e as perspectivas do que ainda pretende-se elaborar e analisar para a concretização final da tese. O problema da pesquisa está posto nas condições de trabalho dos professores das escolas de tempo integral da rede estadual de educação da Paraíba, nesse sentido, o objetivo geral é analisar as condições de trabalho desses professores situando-os no processo de reestruturação do trabalho docente, assim como localizar a política de educação integral para o ensino médio em tempo integral no contexto da Nova Gestão Pública. A hipótese de tese encontra-se no processo de intensificação do trabalho docente à medida que são exigidas adequações no fazer profissional para responder às demandas da nova política educacional para o ensino médio com precárias condições de trabalho para garantia da qualidade. A justificativa está fundamentada na busca por elucidar a realidade em que o professor de escolas de tempo integral tem desenvolvido seu trabalho, contribuindo assim, para a possibilidade de transformação desta conjuntura, apresentando constatações que colaborem nas proposições à política pública educacional que melhorem as condições de trabalho dos professores e oferta da educação básica. A metodologia da pesquisa está pautada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, estando essa última etapa integrada à pesquisa “As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil” desenvolvida pelo grupo GESTRADO/UFMG. O relatório parcial está organizado em três capítulos mais a apresentação e as considerações finais. A apresentação traz um pouco da trajetória do pesquisador, seu encontro com o objeto de pesquisa e algumas atividades desenvolvidas, o primeiro capítulo coloca o contexto geral e os principais elementos do projeto de pesquisa, o segundo expõe o levantamento de trabalhos acadêmicos sobre o tema, o terceiro elenca o arcabouço teórico sobre o trabalho docente e as considerações finais esboçam as tarefas ainda a serem realizadas e o desenho proposto para organização do relatório final.
Externo à Instituição - ANDREIA FERREIRA DA SILVA
Presidente - 1143495 - DALILA ANDRADE OLIVEIRA