PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: HEDGARD RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEDGARD RODRIGUES DA SILVA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/kuj-quhc-tei
TÍTULO: O TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Programa de Educação Integral da Paraíba. Trabalho Docente. Política Educacional. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A criação das Escolas Cidadãs Integrais foi um marco para o nascimento do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEIPB), para a oferta de Ensino Médio em tempo integral, com uma série de mudanças na organização da escola e do trabalho docente. O PEIPB efetivou um novo currículo com disciplinas diferenciadas, práticas pedagógicas para o projeto de vida do estudante, instrumentos de gestão para acompanhamento pedagógico e administrativo e implantou o Regime de Dedicação Docente Integral (RDDI). Esta tese procurou conhecer mais profundamente essas mudanças, a partir da percepção de como os professores do Ensino Médio em RDDI interpretam o processo de regulação do trabalho docente no PEIPB. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa compreender como as mudanças no processo do trabalho docente no PEIPB impactaram a profissionalidade dos professores do Ensino Médio em RDDI. A metodologia da pesquisa contou com estudos quantitativos e qualitativos. Por meio de levantamento documental e revisão bibliográfica, buscou-se conhecer as orientações das políticas mais recentes que informam o PEIPB. A pesquisa de campo foi realizada de forma integrada à pesquisa As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil, desenvolvida pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionário e grupo focal e analisados por meio do emprego de técnicas de tratamento estatístico e análise de conteúdo, delimitada nas categorias: carga de trabalho, avaliação docente, relação com a gestão escolar, autonomia didática e remuneração. Nas considerações finais a tese aponta que o trabalho docente no PEIPB apresenta sobrecarga de trabalho, resultando em sua intensificação. Conclui ainda que esse trabalho tem sido desenvolvido sob pressão, controle e cobrança por parte da gestão e da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Ressalta também a instabilidade e rotatividade entre os professores nas escolas pesquisadas, assim como, a denúncia à autonomia condicionada e a manifestação de insatisfação com a remuneração e o plano de cargo e carreira. A tese conclui que o PEIPB reforça os processos de responsabilização docente e da escola que já vinham sendo empregados na rede estadual de ensino da Paraíba, que tem sido alvo de resistência dos professores por meio de formas coletivas de organização e de colaboração entre eles.
Presidente - 1143495 - DALILA ANDRADE OLIVEIRA
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO