PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLA HELLEN ESTEVAO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLA HELLEN ESTEVAO DA SILVA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ppu-zudd-ngg
TÍTULO: ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A ÓTICA DE PESQUISADORES DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Atualidade. Desafios. Possibilidades.
RESUMO: Esta pesquisa aborda os desafios e possibilidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos tempos atuais. Para isso, as reflexões tecidas neste trabalho relacionam-se intrinsicamente ao campo sociopolítico e às transformações sofridas no Brasil nos últimos sete anos (2016-2022), especificamente as que afligem a efetivação do direito constitucional responsável por garantir o acesso e a permanência à educação para todos os cidadãos, incluindo aqueles que não terminaram a educação básica na “idade certa”. Nesse ínterim, apresenta-se como objetivo geral desta dissertação compreender a análise que os professores-pesquisadores, do Campus I, da Universidade Federal da Paraíba fazem sobre a EJA a fim de discutir sua importância e os desafios impostos no contexto socioeducacional atual. Nesse sentido, metodologicamente, a investigação se fundamenta no tipo de pesquisa qualitativa com caráter exploratório, fazendo uso de entrevista semiestruturada a ser realizada com os professores-pesquisadores da UFPB que apresentam a Educação de Jovens e Adultos como objeto central de seus estudos, pesquisas e/ou projetos. Para analisar os dados empíricos coletados, utilizaremos a técnica de análise de conteúdo temático-categorial. No que tange aos principais teóricos que contribuíram para o embasamento da discussão teórica aqui apresentada, estão presentes: Freire (2021; 2015; 1990; 1967), Arroyo (2005; 2011), Haddad (2000), Haddad e Di Pierro (2015), Andrade (2021), entre outros. A partir disso, elucidamos que este estudo busca reforçar a educação enquanto bem público e comum, além de apresentar a Educação de Jovens e Adultos como uma política pública educacional prioritária e necessária para diminuir as desigualdades sociais.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA