PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS SANTOS
DATA: 30/11/2022
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO CONTINUADA: O CASO DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS DE SÃO LUÍS (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Pedagogia Histórico-crítica; Educação Infantil; Formação Continuada; Escolas comunitárias
RESUMO: O presente estudo objetiva analisar a formação continuada dos professores que atuam na Educação Infantil em escolas comunitárias de São Luís-MA. Como é de público conhecimento, as escolas comunitárias não são contempladas nos Programas de Formação Continuada desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação. Para subsidiar a formação dos professores dessas escolas, foi delineada uma pesquisa participante, fundamentada pelos princípios teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, a Pedagogia Histórico-crítica e a Filosofia da Práxis. A partir das contribuições desses fundamentos, procuraremos detectar as contradições para, trabalhando sobre as mesmas, buscar alternativas superadoras que dê conta da formação de seus professores numa perspectiva propositiva, crítica e emancipatória. A pesquisa de campo será desenvolvida em quinze escolas comunitárias, abrangendo a práxis formativa que quarenta professores. Isto é, procura-se contribuir com o processo formativo dos professores, tomando como fundamento à Pedagogia Histórico-crítica, sempre levando em conta as características e singularidades das crianças das classes marginalizadas da sociedade que frequentam as escolas comunitárias. Os resultados serão interpretados com base na análise de discurso e o aporte teórico que sustentam as teses de Saviani (2008; 2011; 2012; 2018), Hermida (2020), Duarte (2012), Lombardi (2011), MELO (2000), Imbernom (2004), Nóvoa (2019), Cury (2000) e Neto (2011).
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA